Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Eleição de 1962.

Um grupo de fatores fez desta eleição a mais interessante de todos os tempos. Como a legislação eleitoral não vinculava a votação do prefeito ao vice tivemos a eleição do prefeito de um partido e o vice de outro, fato jamais verificado na historia do município. Foi também a eleição da virada, quebrou-se a hegemonia da família Correia que esteve à frente do executivo municipal desde a criação do município em 1870. Concorreram pela UDN Josué Alves Diniz com José Gonçalves de Carvalho na vice e pelo PSD Acelino Leandro da Costa com Francisco Leandro na vice.
Campanha acirrada com um resultado oficial de menos de 50 votos de maioria para Josué Alves Diniz. O fato mais importante porem, foi o resultado para vice prefeito, se elegeu Francisco Leandro com a mesmo diferença, com o mesmo placar. De 1962 em diante Várzea-Alegre deslanchou e hoje é um dos municípios mais importantes da região centro sul do estado do Ceara.
Antonio Alves de Morais
Crato,30.01.2009.

3 comentários:

  1. Há uma semana da eleição, houve a intermediação do apoio do senhor Zuza de Barros a candidatura Josué Alves Diniz. Para marcar os votos ficou combinado que os mesmos seriam dados para o vice Chico Leandro. Os votos decidiram a eleição e o José Gonçalves de Carvalho aborrecido com o resultado passou a nutrir uma oposição ferrenha ao grupo liderado por Josué Alves Diniz vindo a derrota-lo em 1982 com a eleição do Dr. Jose Iran Costa, justamente contra o filho do Josué Joaquim Afonso Diniz.

    ResponderExcluir
  2. Nesta mesma eleição as lideranças fizeram um acordo para o presidente da camara ser o vereador mais bem votado. Jose Carlos de Alencar, no caso. Acontece que Jose Carlos era meio mobral, e como fazer para apossar o prefeito eleito? Tiburcio Bezerra era o mestre de cerimonia e orientou Jose Carlos dizend:. Eu vou conduzir a solenidade. Quando eu piscar o olho voce se levanta e diz: declaro encerrada a sessão. Foram feitos os discursos e o Tiburcio piscou o olho para Jose Carlos que se levantou assungou a calça e lascou: Encerro declarada a sessão!

    ResponderExcluir
  3. Não entendo nada de politica: mais ficar fora dessa eu não poderia, visto que me lembro de muitos detalhes de todas as eleições do meu municipio e participei de muitas festas e comicios;sem contar que ouvi e presenciei fatos dos dois lados.Embora eu tivese apenas 7anos.Não se esqueçam, que meu Pai-Avô era amigo e confidente de muitos integrantes de ambos partidos.Fui criadas ouvindo muitos esses senhores a confidenciar, trocar ideias, e ate pedir conselhos a meu Paizinho. Por tanto vocês podem comcluir, eu sei de muitas coisas; mas,vou usar o bardão do Morais, não confesso nem sobre tortura! por essa razão vou dando no pé. Abraço carinhoso e fraterno. Fatima Bezerra.(Fatima Gibão)

    ResponderExcluir