Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Educandario Santa Inês - Professora Eliza Gomes Correia


Se você foi aluno do Educandário Santa Inês em 1964, você está na foto. O grandão é Raimundo Alves ladeado por Maria Jose, sobrinha do Padre Otavio e do Galego de Luis Holanda. Em pé ao lado da professora está Pedro, meu irmão, falecido ano passado, e do lado dele está o Evaldo filho de Socorro Mirim. Derão está entre Jairo Filho e Viana Neto, os tres em pé na frente. Danilo de seu Adelgides Correia é o primeiro por tras, da esquerda para direita e o terceiro é Juvenal Carlos de Alencar, eu estou entre os dois, sou esse miudinho das orelhonas. Eram nossas colegas Tereza e Gracinha de Chico Francisco, Dondon de Pedro Maximo, Isabel de Manuel Caleiro, Maria Célia e Aldenizio de Jose Odimar, João Jr. de João Pimpim e outros que não lembro afinal fazem 44 anos. Elisa Gomes Correia nossa professora, nossa orientadora e amiga. Minha saudade, minha gratidão e agradecimento. Dificil amigos, é encontrar um varzeaalegrense que não seja um devedor de Dona Eliza.


5 comentários:

  1. A maioria desta turma vive em Fortaleza. Viana Neto é dentista e proprietario do Alto Santo Center em Varzea-Alegre onde atende seus pacientes. Dondon Maximo reside em Crato e é a gerente do Hemoce local. Lamentavelmente Maria Celia de Zeodimar faliceu muito jovem e o Pedro, meu irmão, faleceu em 13.09.2007 e Dona Eliza é falecida há poucos anos.
    Eternamente saudades.

    ResponderExcluir
  2. Caro Morais
    Seu blog está uma beleza. VArzea-Alegre bem que o merece, como também o mundo.
    Achei estranho o nome, mas depois me dei conta de que a Marinês e sua gente muito enalteceu essa abelha:
    Ê, ê, sanharol,
    ê, ê, sanharol (bis)
    Essa abelha te morde (sanharol)
    Morde no pé (sanharol)
    Morde no joei (sanharol)
    Se subir eu não sei...

    Taí o velho Morais todo prosa num dos blogs ue informa a memória regional de forma alegre e divertida.

    Parabéns
    Prof. Zé Nilton

    ResponderExcluir
  3. Professor Ze Nilton.

    Quanta honra receber sua visita. Pois é. Há uns 150 anos Jose Raimundo Duarte, Construiu sua residencia num local que tinha um sanharol no oco de um juazeiro. E esta é a razão do nome do lugar até os dias atuais. Hoje é um bairro de Varzea-Alegre e eu sou da setima geração do Jose Raimundo.
    Obrigado pela visita.
    Um fprte Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Profª Eliza gomes correia tive o privilégio de conhece-lá.No ano de 2005 estive em sua residência por mais de uma vez,em uma dessas visitas perguntei para ela o que achava de idéia de colocarmos o seu nome na Escola da APAE-Várzea Alegre,à epoca eu estava como Presidente daquela instituição,tivemos a honra de realizar a solenidade de criação da Escola Especializada ELIZA GOMES CORREIA,com a presença da profª Eliza, no ano seguinte ela faleceu.O gratificante é que fizemos a homenagem com a homenageada viva e presente.

    ResponderExcluir
  5. Parabenizo pela bela ideia de prestar esta homenagem a Dona Eliza, em vida. Ela era merecedora desta justa honraria. Poucos são os de Varzea-Alegre que não sentaram nos banquinhos do Educandario Santa Inez. Ela ensinava a uma turma que tinha alunos do primeiro ao quarto ano do ensino fundamental, ao mesmo tempo.

    ResponderExcluir