Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 21 de agosto de 2023

142 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.


Gustavo Correia, Cotinha Bitu e José André.

Várzea-Alegre. Creva. Escola de Samba Unidos do Roçado de Dentro. Escola de Samba Mocidade Independente do Sanharol. Bloco das piabas. Bloco os Bonitinhos. José Clementino do Nascimento. Pedro Souza. Mestre Chagas. Rafael. Muitos amigos reunidos. Um baita carnaval, tempo de encontros e juntar a família na casa do Sanharol, 09 filhos ao todo. 

Animação e bebida pra valer, meu pai se aproxima da turma na alpendrada da casa com um pratinho na mão misturando um arroz com sarapatel de carneiro e entra na conversa. Era sua característica dominar e atrair a atenção de todos quando falava. 

Na minha avaliação, disse ele, existem duas coisas que não se entendem! Bebida e besteira. Quando a bebida começa a entrar a besteira começa a sair. Acrescentou que nada no mundo há que tenha mais sorte do que bêbado. “Esturdia” houve um acidente grave e todos saíram ilesos e não havia como avaliar quem estava mais cheio da cana. 

A namorada do meu irmão, uma metida a besta, dando uma de engraçada perguntou baixinho : Ei,  o que é Esturdia? 

O meu pai ouviu e explicou : minha filha, “esturdia” é domingo que passou e daqui uns dias é domingo que vem. 

Ela ficou encabulada, mas aprendeu que “esturdia” é coisa do passado. E nós continuamos a tomar cerveja enquanto chegava à hora de ir ao clube.



8 comentários:

  1. Jose Raimundo de Morais, meu saudoso pai, em tudo colocava sua opinião quase sempre abalizada e muito sensata. Um dia meu irmão teve uma discursão muito grande com a sua namorada. Acalmaram-se, serenou-se os animos e depois o meu pai chegou para minha mae e disse: Eu não compreendo esses nomoros de hoje em dia: há pouco tempo esses meninos tiveram uma briga de fazer medo e agora estão um "boloto" dentro de uma rede.

    ResponderExcluir
  2. REPASSANDO MENSAGEM RECEBIDA DO TIAGO SOUSA:

    Olá

    Meu nome é Tiago Sousa sou bailarino e resido aqui no crato. Sempre leio os artigos do blog e fiquei sabendo da abertura de um novo blog, o " sanharol ". Eu trabalho no studio de dança Jorge Queiroz como professor de ballet clássico, e o Jorge Queiroz que é bailarino, coreógrafo e mestre, está desenvolvendo um trabalho com a escola de samba do sanharol. Ele é natural de fortaleza e durante sua carreira dançou nos maracatus e escolas de samba de fortaleza. O Jorge está a frente do trabalho na escola do sanharol como carnavalesco, junto com uma equipe preparando as fantasias, coreografias e realizando os ensaios. O objetivo da escola esse ano é impressionar reinventando a imagem da escola, e aproximando-a da verdadeira passarela do samba. Acredito eu que seria bacana um artigo no blog sobre o trabalho da escola nesse ano de 2009.
    O studio de dança Jorge Queiroz fica localizado na rua Dr. João Pessoa, na altura da praça siqueira campos no mesmo prédio da ótica diniz piso 2, prédio o qual tem como proprietário o senhor Salmineo. Se tiverem interesse entrem em contato com o Jorge Queiroz, e quem sabe uma visita a comunidade do sanharol para ver os preparativos da escola e também o resultado final.
    Deixarei aqui o meu telefone para contato, posso agendar uma conversa com o Jorge.
    (88)9916-8952

    Obrigado pela atenção,
    Pensem com carinho na proposta,
    Aguardo resposta por e-mail ou telefone.

    ResponderExcluir
  3. Olá Amigo, Morais, mais uma vez parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  4. Achei !
    Senti uma vontade imensa de comer pão de arroz, pra matar a ansiedade.

    Sou varzealegrense de coração !

    Abraços, amigo Morais !

    ResponderExcluir
  5. Socorro Moreira.

    Pão de arroz com amendoim e nata é uma das especialidades do Sanharol, na verdade, só perde para hospitalidade, o carinho e afeto que temos pelos amigos e visitantes. Obrigado pela viisita.

    ResponderExcluir
  6. Carissimo amigo e companheiro Morais.
    Li o blog do Sanharol de cabo a rabo. Através da sua leitura, fiz uma viágem nas asas do tempo e de volta ao passado, vi a cidade nascer, vi São Raimundo Nonato ser entronizado como padroeiro local.
    Passou pelas meninas dos meus olhos grandes vultos locais e eu imaginava o seu trabalho: médicos (benfeitores sensiveis as necessidades dos sem recursos), juízes, inclusive o Dr. Tranca (que nunca trancava ninguém), prefeitos (grandes administradores da coisa pública), coronéis, embora alguns coroneis não fôssem de farda, mas eram conhecidos como tais, pelos seus feitos, sua honradez e pela sua grandeza humanitária. Também vi padres que se destacaram na comunidade, dentre eles, um que era pai e avô. Vi grandes familias espalhadas Brasil afora e que tiveram origem no Sanharol.
    Conforme me aprofundava na leitura do blog do Sanharol, ia usando a minha visão interior e transformando a narrativa em imágens e cenas do passado como se lá eu estivesse.
    Ai encontrei seu Zé André de Morais. Este sim, não precisei imaginar nada sobre ele por que vejo-o como se estivesse em minha frente, contando seus causos e demonstrando sua sutileza no conhecimento do relacionamento humano. Homem espirituso digno e bom "Um grande amigo".
    As coisas que aprendi com seu Zé André são muitas, era um homem de experiencia vivenciada, isto é tudo que ele ensinava, não era coisa de ouvi dizer, eram ocorrencias aprendidas pela observação, pelo trabalho, pelo amor com que via e tratava a natureza. De tudo ele tirava proveito, aprendia e repassava, e muitas vezes de maneira espirituosa.
    Lembro-me que um dia ele e você nos visitaram a noite em nossa Chácara. Conversávamos animados em nosso jardim, era uma noite de luar convidativa ao alongamento do papo que estava agradabilissimo. Lá pras 22 hs seu Zé André levanta e diz, vamos simbora Morais, daqui a pouco vai chover. Minha esposa Valdênia ficou intrigada com aquilo pois a lua estava linda, mas a partir da meia noite, tome chuva foi aquele toró. Dias depois nos encontramos e ela perguntou: Seu Zé André como é que o Sr. sabia que ia chover? e ele disse oi muiesinha, quando você vê uns capucho de nuve correndo no céu subindo do nascente daquele jeito, pode esperá chuva.
    Outro caso que marcou nosso convivio foi no dia em que eu e você faziamos uma visita a ele no Assaré. Havia chovido muito(tempo de bons invernos)e não dava para chegar na fazenda de carro. Deixamos o carro na pista e fomos de pé, era uns quatro quilometros só, mas você muito alto, saltava as lagoas e corregos com muita facilidade e andava muito depressa e eu pequeno, ia no chôte para lhe acompanhar. Naquele dia, achei até que haviam afastado a casa da fazenda para mais longe pois fiquei muito cansado.
    Lá chegando seu Zé André estava sentado no alpendre. Bestamente fui logo dizendo: Seu Zé André eu tenho uma séria reclamação a lhe fazer! por que o Sr. não fez seu filho com as pernas menores! E ele disse; Vicente acho que você devia reclamar era pra seu pai que que lhe fez com as pernas pequenas. Fiquei mudo, dizer o que mais?

    Valeu Morais. Valeu também pelo musical especialmente as de Sergio Bitancout e Agnaldo Timoteo relembrando o personagem "pai"
    Parabens.

    ResponderExcluir
  7. Vicente, amigo e irmão.

    Parabens pela memoria prodigiosa. Voce não esqueceu nada. Saiba este seu relato me levou as lagrimas. Voce esqueceu apenas o dia em que o meu pai disbulhava uma fava verde para fazer um baião de dois enquanto voce se deliciava de uma espiga de milho assado. Voce perguntou seu jose é verdade que fava tem um grande poder atomico? Ele disse Vicente dizem que tem, porem esse milho que voce está comendo é muito poderoso, tem o mesmo poder de fogo. Volte com seus comentarios. Eles são um complemento dessa nossa vontade de registrar a historia não permitindo que desapareça nos esconbros do esquecimento. Faça um comentario para Pedro Souza, ele um dia foi lhe acordar de madrugada e cantou em seu aniversario.

    Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  8. O Sanharol já é festeiro por natureza. Por isso atrai personsgens alegres e simpáticas como Gustavo Correia, que está ai na foto, com as saudosas figuras humoradas de Zé André e Cotinha Bitú.

    ResponderExcluir