Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 25 de outubro de 2012

005 - Histórias de varzealegrenses - Por Antonio Morais


Tributo ao deputado Otacílio Correia "In Memoria".

O Blog do Sanharol, no dever de informar, sua finalidade principal, já comentou um pouco sobre a formação religiosa e política de nosso município, fez alguns registros das famílias e de hoje em diante, fará uma coletânea dos gênios desta terra de gente bem humorada, alegre, solidária e amiga. Começaremos com um tributo ao Ex-deputado Luiz Otacílio Correia, uma das maiores personalidades de nossa terra em todos os tempos.

Sabemos que a política é a atividade que desperta paixões, raiva e muitas vezes até ódio. Pois bem, ódio era o que se disseminava entre os correligionários dos Deputados Antônio Câmara e Júlio Rego no município cearense de Tauá e regiões próximas. Adversários ferrenhos, seguidores de tendências e chefes políticos diferentes, não se falavam. E essa conduta era a pratica seguida para seus eleitores apaixonados. Um dia o Deputado Otacílio Correia passava perto de uma mesa, na assembléia, e um telefone tocou. Otacílio era muito humilde e às vezes desempenhava atribuições que não eram suas, por exemplo, atender um telefone. Apanhou o telefone e do outro lado uma voz austera pergunta: O deputado Júlio Rego está? Otacílio respondeu: não, você quer falar com o Antônio Câmara? Do outro lado: Vá à puta que pariu ! Otacílio: Quem, Antônio Câmara ou Júlio Rego? E, do outro lado o camarada irado disparou: os três.

Deixando de lado as brincadeiras, caracteristica  principal do nosso eminente conterrâneo vamos  falar de  coisa seria, de ação e de trabalho. A atual população de Várzea-Alegre, no conforto da modernidade que vive, nem se lembra dos tempos em que se vendiam água, em jumentos,  de porta em porta, hoje basta abri a torneira e a água jorra límpida e tratada, pronta para o consumo.  Fruto do operoso trabalho  do ilustre conterrâneo Otacílio Correia que por ser amigo pessoal dos ex-governadores Virgílio Távora, Tasso Jereissati e Ciro Gomes  teve facilitado os seus pleitos em favor da comunidade varzealegrense.

Na foto Dr. Pedro Sátiro, Deputado Otacílio Correia e o Governador Tasso Jereissati na inauguração do açude Olho D'Água em Várzea-Alegre, reservatório rebatizado merecidamente com o seu nome.

10 comentários:

  1. O deputado Otacílio Correia foi contemporâneo da Deputada Maria Luiza Fonteneles na Assembléia Legislativa do Ceara. Um dia ele conversava com o Deputado Aldo Monteiro e a Maria Luiza passou próximo. Otacílio deu uma cubada e disse: eu tinha coragem! O Aldo Monteiro contou para Maria Luiza que quando encontrou o Otacílio disse: Otacílio, o Aldo me falou o que você disse: E Otacílio respondeu no ato: disse e provo!

    ResponderExcluir
  2. Amigo Morais
    Você sabia que o Otacílio Correia era meu amigo? Morava perto do prédio onde funcionava o Departamento da Coelce em que eu trabalhava e muitas vezes ele passava pelo meu gabinete só para conversar e contar suas tiradas geniais. Essa do telefonema para o Júlio Rego foi uma das que ele gostava de contar. Poucos políticos tinham a alegria sincera do Otacílio.

    ResponderExcluir
  3. Amigo Carlos Esmeraldo.

    Agradeço o seu comentario e espero contar com a sua assiduidade no Blog. Inclusive esta crueza do Otacilio com os deputados Julio e Antonio Camara foi voce que me passaou. O Otacilio era uma figura legendaria e nós vamos ter muito o que contar.
    Um forte Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Estou aguardando os comentarios do meu estimado amigo Vicente Alves de Menezes Neto, secretario pessoal do Dr. Pedro Satiro. Os seus depoimentos serão um complemento as informações que pretendemos deixar para posteridade dos nossos descendentes.

    ResponderExcluir
  5. Amigo pessoal do Governador Ciro Gomes, o deputado Otacilio estava na Assembleia e um colega da oposição na tribuna começa a falar do Governador. Otacilio não gostando do que o depupado falava pediu um aparte. Aparte negado! Minutos depois Otacilio pediu um aparte novamente. E o deputado já aborrecido disse: Não dou, oro eu não já falei que não dou. E Otacilio pois me venda.

    ResponderExcluir
  6. Certa vez no auge da campanha para Deputado Estadual, Otácilio Correia visitava uma vilazinha distrito de uma cidade e não dando tempo voltar pra Varzea Alegre teve que almoçar num restaurantezinho humilde que tinha no lugar. O almoço era simples mais muito bem feito e gostoso: Galinha Caipira com Arroz Branco, Farofa de Pão, rodelas de tomate e feijão verde! Quando toda a comitiva almoçou, Otacílio pediu a conta do "banquete". Quando chegou o valor era exorbitantemente alto, então diante daquilo Otacílio pergunta a dona do restaurante: "Minha senhora é raro galinha caipira aqui?" Então a mesma responde: "Não tem em todo quintal, raro mesmo é Deputado Estadual por essas bandas!"

    ResponderExcluir
  7. Morais sempre na época da campanha eleitoral Otaílio antes de viajar para o interior passava lá na TOK DISCO e comprava uns discos para destribuir com o seu eleitorado..Certa vez foi atendido por um vendedor novato, depois de escolher Bartô Galeno, Diana, Valdick Soriano e outros desse estilo...O vendedor Não conhecendo Otacilio perguntou....Seo Otacilio o Cabaré do senhor é aqui em Fortaleza ou no interior. !!!rsrsr. Ouvi essa história contada por Mundim.ersrsrsrsr

    ResponderExcluir
  8. Nas decadas de 40, 50 e 60 Varzea-Alegre e Cedro era uma encrenca só. Ninguem aceitava levar desvantagem. Um time do Cedro veio jogar em Varzea-Alegre. Quando a delegação saiu do Cedro, Jairo Diniz avisou para Otacilio: cuidado com um moreninho de boné marquem colado, se brincarem vão levar gol ele é craque. Quando o caminhão parou o Otacilio se aproximou e chamou um cabinha com as caracteristicas apresentadas. Deu uma boa gorjeta e prendeu no banheiro. Quando a delegação do Cedro estava para retornar, o Otacilio chegou com o sujeito: O dono do caminhão disse: rapaz eu te desci do carro 10 vezes como é que tu conseguiu se esconder.Seu fila....

    ResponderExcluir
  9. Otacilio pegou um vou em Fortaleza para São Luiz. Em São Luiz não houve condições de pouso. O avião seguiu para Belem. Em Belem mesma coisa, não deu para pousar. Seguiu para Manaus e a demorar começou a preocupar os passageiros. O piloto comunicou que se em Manaus nao houvesse condições de pouso teriam que fazer o retorno para Fortaleza e o problema passava a ser o combustivel, talvez não fosse suficiente. O passageiro da poltrona visinha a Otacilio abriu uma pasta tirou papel e caneta e nervoso começou a fazer uma carta. Otacilio perguntou: vai deixar com quem?

    ResponderExcluir
  10. Conforme convite abaixo, O saudoso deputado Otacilio Correia oferece seu nome ao trofeu que homenageará diversas personalidades cearenses. Parabens aos amigos, aos varzealegrenses e a familia.

    ResponderExcluir