Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 7 de março de 2009

08 de Março - Dia Internacional da Mulher.


No dia 08 de Março de 1857, operárias de uma fabrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fabrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução da carga diaria de trabalho para lo horas, as fabricas exigiam 16 horas diarias, equiparação de salario com os homens, as mulheres ganhavam 1/3, e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho. A manifestação foi reprimida com total violencia. As mulheres foram trancadas dentro da fabrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas num ato totalmente desumano. Somente em 1910, durante a conferencia da Dinamarca ficou decidido que 08 de março passaria a ser o dia Internacional da Mulher, oficializado pela ONU em 1975.

Aos 12 de Outubro de 1958, a decima terceira junta apuradora da Justiça Eleitoral da comarca de Quixeramobim declarava encerrada a apuração dos votos para o cargo majoritario no municipio sertanejo situado a 206 Km de Fortaleza. O extrato da ata geral anunciava Aldamira Guedes Fernandes vencedora do pleito para o poder Executivo local. Com maioria absoluta de votos, exatos 59%, comemorava a conquista, sendo empossada aos 25 de Março do ano seguinte. No Brasil pela primeira vez, uma mulher assumia o cargo por meio do voto livre. Aldamira Guedes Fernandes a primeira prefeita do Brasil. Foto recente.


7 comentários:

  1. Parabens a todas as mulheres das nossas vidas! Sem elas não seriamos nada!

    ResponderExcluir
  2. Morais,

    Parabéns pelo texto homenageando as mulheres.
    Abraços para você, Nair, filhos e netos.

    Magali

    ResponderExcluir
  3. Prezado Morais
    Gostei muito de sua postagem. Não sabia que a primeira mulher eleita prefeita no Brasil era de Quixeramobim. E quem dizia que lá só tinha de grande o nome e a ponte? Excelente a homenagem que você fez às mulheres. Parabéns. Você além de humorista nato é um grande pesquisador. Abraços

    ResponderExcluir
  4. Muito bem Rodrigo. Obrigado pelo comentario.

    ResponderExcluir
  5. Carlos e Magali.

    Graças a Deus a mulher está evoluindo com muita rapidez, veja que ha 50 anos se elegia a primeira mulher prefeita do Brasil e brevemente teremos uma mulher concorrendo a Presidencia da Repuclica e com muitas chances de se eleger. Vamos ver se a mulher com a sua responsabilidade, capacidade e consciencia tira o pais desses costumes nocivos que tanto prejudicam os menos favorecidos.

    ResponderExcluir
  6. As nmssas melhores lembranças, estão sempre ligadas a presença feminina, que em todas as horas nos dão um sentido e uma amplitude na nossa razão de viver.
    A vida sem a presença das mulheres,nos tiraria toda beleza da dessa passagem, porque o colorido da vida, é o reflexo constante das imagens femininas que enchem os nossos olhos.

    ResponderExcluir
  7. As nossas melhores lembranças, estão sempre ligadas a presença feminina, que em todas as horas nos dão um sentido e uma amplitude na nossa razão de viver.
    A vida sem a presença das mulheres,nos tiraria toda beleza da dessa passagem, porque o colorido da vida, é o reflexo constante das imagens femininas que enchem os nossos olhos

    ResponderExcluir