Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 12 de janeiro de 2024

Eloi Teles de Morais - Por Antonio Morais



Embora registrado no Crato, o que poucos sabem é que o jornalista, o poeta, o advogado, o radialista mestre Eloi nasceu no sitio Baraúnas município de Várzea-Alegre. 

Sua graça, seu humor, sua alegria são herança da terra de São Raimundo.

No governo militar, sob os auspícios da Revolução de l964, o Eloi foi preso. Imaginem: preso como subversivo, como comunista, como uma ameaça a pátria. 

Na solidão da prisão fez este versinho bem oportuno e sábio:

Cadeia, estas tuas grades.
Prendem o meu corpo revolto
Porem tu não sabes cadeia,
Que o meu ideal está solto!

5 comentários:

  1. Eloi Teles dedicou sua vida a defesa da cultura popular da região. Homem do radio, passou pelas rádios Araripe do Crato e Educadora do Cariri sempre levando alegria e humor aos seus ouvintes.

    ResponderExcluir
  2. Caro Morais,
    Você não sabe, mas tive Elói Teles como colega de trabalho. Menino pobre, tive que trabalhar desde a adolescência. E meu primeiro emprego formal foi na Rádio Araripe. O ano era 1965. Um dia o gerente da emissora, Francisco Barbosa, me apresentou um senhor que iria fazer programa - na emissora - com violeiros. Seu nome: Elói Teles de Morais.
    Ele vinha de uma temporada encarcerado na Cadeia Pública de Crato. O crime: tinha um ideal (que posteriormente entendi como socialista-democrático) que conflitava com oom o regime autoritário imposto pelo golpe militar (mais um) de 31 de março de 1964.
    Tive longas conversas com Elói, nos meses subsequentes. Aos poucos ele se abriu comigo e me contava muitos fatos da vida dele.
    Lembro-me que guardave sequelas do sofrimento na prisão. Um dia dele ele desabafou:
    - Quem vai me defender um dia é meu filho Catulo...
    Aquela época, Catulo era uma criança com poucos anos.
    Guardo muitas recordações de Elói Teles.
    Que Deus o tenha no lugar dos justos, pois ele foi um justo.
    Armando
    PS - Muitos anos depois, na década 90, eu já próximo de me aposentar no BNB, um dia Elói me procurou para tratar de um assunto. Falei da história de Catulo. Ele lembrou, riu e disse:
    - Por enquanto Catulo só tem interesse em filmagens...
    Ora, sendo um grande profissional na área de filmagens - um trabalho honesto e gratificante - Catulo está mostrando aos carrascos de Elói que ele (Catulo) preserva a herança deixada por seu bondoso pai...é uma vingança construtiva...

    ResponderExcluir
  3. Armando.

    Obrigado pela contribuição valiosa. A postagem do Eloi está completa com esse seu depoimento. O Eloi tinha um jeito especial todo seu de se comunicar. Num comercial da Distribuidora Cariri de Rações ele disse: Voce conhece o King Kong? Conhece? Pois bem o King Kong era um Sonhim, comeu ração da Distribuidora Cariri e ficou daquele tamanho.

    Um abraço .

    ResponderExcluir
  4. Morais e Armando
    Lembro-me de Eloi Teles de Morais a quem só o conhecia de passagem.
    Se não me falha a memória era um senhor alto, forte, calado, introspectivo...
    Agradeço aos dois pela oportunidade de me deixar conhecer melhor esse nobre cidadão cratense.

    ResponderExcluir
  5. Maria Gloria.

    O Eloi estava encerrando o programa meu sertao e falou: Obrigado Dona Filomena Morais pelo presente, eu não vou dizer o que é, mas vou mandar fazer umas pamonhas boas danadas.

    ResponderExcluir