Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 9 de março de 2009

Em nome do pai.

Neste 08 de Março, Dia Internacional da Mulher, quero fazer um agradecimento publico ao Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Jose Cardoso Sobrinho. Ele calou sobre o crime hediondo de um padrasto que estuprava a enteada desde os seis anos de idade e a engravidou aos nove. Mas excomungou a mãe da mesma e a equipe medica pelo aborto que tenta salvar sua vida, sua essência de criança, sua capacidade de ser feliz. Essa inversão produziu excelentes resultados, no melhor momento: mobilizou a imprensa local e nacional e indignou milhões de pessoas na semana que antecedeu o dia da mulher, expondo o quanto o fundamentalismo religioso pode ser não apenas retrógrado, mas cruel, desumano e, em certa dose, também ridículo, em casos que envolvem de fato a vida e o futuro. Os assim particulares. Ou os coletivos, como a pesquisa de célula tronco.
Foi uma verdadeira aula contra o arcebispo, a favor da menina, para as mulheres, homens, jovens, velhos, todos que olharam para a grande vitima horrorizados, chocados, com uma piedade que faltou justamente ao homem de Deus. Até a CNBB teve dificuldade para respaldar a sua atitude. Numa nota visivelmente constrangida, condena antes o estuprador, que Dom Jose nem sequer cita, reintera a posição contraria ao oborto e não fez uma só defesa da excomunhão. Para Dom Jose estuprar crianças é pecado, mas não muito. O que não pode é tentar corrigir as seqüelas do estupro, acolher aquela menina, salvar-lhe o corpo, talvez a mente, garantir-lhe o futuro. Para ele, portanto, aborto á mais grave do que estupro.
Eliane Cantanhede.

Um comentário:

  1. Não cabe a ninguém de fora da igreja questionar os seus dogmas. O que causa espécie é a contundência da condenação anunciada pelo Bispo, que parece mais proporcional à notoriedade do caso do que ao zelo com a doutrina. Em 2008, realizaram-se no Sistema Único de Saúde (SUS) 3.241 abortos desse tipo, não-clandestino. Eles se enquadram em uma, ou, nas duas hipóteses de não punição admitida pelo Código Penal em seu artigo 128: Se não houver outro meio de salvar a vida da gestante, ou, se a gravidez resultar de estupro e o aborto for precedido de consentimento da gestante, ou, quando incapaz, de seu representante legal. Alem disso a justiça tem autorizado a intervenção em casos de malformação fetal que invibialize a vida extra-uterina. O procedimento realizado em Pernambuco satisfaz, portanto, a condição legal. Hoje o Datena, apresentador da Band colocou uma enquere no ar e 90% dos que opinaram foram a favor do aborto no caso desta menina.

    ResponderExcluir