Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 10 de junho de 2014

Insatisfação humana.


Há gente preocupada com o que os outros pensam a seu respeito. Nada mais errado. Nunca se preocupe com o pensamento negativo dos outros a seu respeito. A critica tem sido, ao longo do tempo um desafio muito grande para muitos e caminho de destruição para outros. Quem se preocupa com o que dizem a seu respeito parou no tempo e dificilmente alcançará aqueles que não deram ouvidos as maledicências de terceiros.

A propósito da maledicência, conta-se uma velha historia de um velho, de um menino, e de um burro. Certa feita, um velho saiu a caminho montado num burro, indo o menino atrás dele, a pé. Ao se aproximar de uma aldeia, ouviu o povo que o criticava dizendo: Mas que velho mais egoísta. Ele vai tranquilamente montado no aminal enquanto a pobre criança curte sol inclemente, acompanhando a pé. Passando a aldeia, o velho desceu do burro e colocou o menino sobre o animal. Chegando perto de um povoado, algumas pessoas estavam prontas para criticar: Mas que menino desalmado, tão cheio de saúde, vai tranquilamente montado, enquanto o pobre velho vai a pé esfolando os pés sob este sol escaldante.

Preocupado, o velho, depois de passar pelo povoado, montou de novo no animal, e juntamente com o menino, seguiu seu caminho. Ao chegar na cidade, ouviu os comentários: mas que falta de humanidade, um homem vigoroso e um menino forte, esfolando o lombo do burro, quando podiam poupar o infeliz animal. Próximo de um riacho, onde o velho se deteve para beber água, começou a meditar: Se eu monto, reclamam que o menino é vitima. Se o menino monta e eu vou a pé, dizem que o menino é desalmado. Se os dois montamos, o burro passa por mártir. Afinal, o que essa gente quer? Partiu ele, então, para a única alternativa que lhe parecia mais lógica para agradar a todos. Seguiram viagem, mas desta vez sem que nenhum dos dois montasse no burro. Assim a entrada da ultima aldeia, o velho e o menino vinham a pé na frente, puxando o burro pelo cabresto, que caminhava tranquilamente sem o peso da montaria. O velho achou que desta vez o deixariam em paz, mas isso não aconteceu, por que entre risos irônicos, o povo comentava: Mas que idiotas, esse velho e esse menino, com um burro tão forte para transportá-los, caminham a pé, esfolando os pés e queimando-se ao sol enquanto que o animal recebe às vezes de rei! Moral da historia: não há quem possa atender a insatisfação das pessoas. Se tentarmos enlouqueceremos.

10 comentários:

  1. Necessariamente não precisamos ser tão extremados: mandar tudo pro inferno. Mas não devemos nos abater diante da insatisfação de terceiros.

    ResponderExcluir
  2. Morais,
    O que devemos fazer, é agirmos de acordo com o que achamos certo. Dificílmente poderemos agradar a todos.
    Esse texto é muito bom para refletirmos sobre o fato de criticarmos as pessoas. Parabéns.

    Abraços

    Magali

    ResponderExcluir
  3. Prezado amigo Morais

    Recordo-me desta fábula narrada por você dos meus primeiros anos de escola. Naquela época não entndi bem o sentido que ela queria nos ensinar. Mas é uma dura realidade: como nos preocupamos com as opiniões dos outros...

    ResponderExcluir
  4. Carlos e Magaly.

    Existe uma outra fabula dos anões que receberam uma tarefa muito deficil de ser concretizada e no meio do caminho o povo se manifestava: vão conseguir, não vão coseguir e assim de um em um foram cansando e desistindo. O mais fraquinho deles conseguiu realizar a façanha; Era exatamente um deficiente auditivo. Não ouvia. Muito obrigado pelo comentario. Carlos ouvir voce falar por mais de uma vez que gostava desta musica. Por isso a razão da postagem.

    ResponderExcluir
  5. Agora eu comento este texto como um legítimo "Rajalegrense":
    "É DE VÉRA..."


    Valeu Antonio!!!

    ResponderExcluir
  6. Veja bem Rodrigo.

    Tio Raimundo Bitu depois de um enchimento de saco enorme dos flamenguistas com o Botafogo, time pelo qual torcia, disse; Eu sei que eles não vão ficar uns velhinhos andando de muletas jogando bem assim. Dito e feito, anos depois o Botafogo foi campeão justo contra o Flamengo com um gol do Mauricio. Lembra?

    ResponderExcluir
  7. Lembro sim, comemoramos no carnaval do outro ano na sua casa com uma churrascada e o grupo de samba dos neguinhos da unha de gato e os metais da banda de musica de V.A.!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Coincidencia.......Tbm tava neste churrasco, que ocasionalmente foi contra o Santos..........Lembro-me muito bem(apesar de já ter tomado umas)..Nosso inesquecível Mestre Chagas, tocando o hino do Santos pra vc Morais.rsrsrsrs.

    ResponderExcluir
  9. Enio.

    O mestre Chagas não conhecia a musica do Hino do Santos. Eu cantei e ele passou a tocar em seguida.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  10. CONHEÇO PESSOAS QUE NÃO TÊM A MENOR NOÇÃO DO QUE SEJA MÚSICA. APARECEM NUMA SERESTA ONDE JOÃO DINO VAI CANTAR E JÁ ENTRAM NO CLUBE PEDINDO MÚSICAS CANTADAS PELA DUPLA ZEZÉ DE CAMARGO E LUCIANO. OUTROS ME PERGUNTAM: SAÍ ALGUMA MÚSICA DE ELVIS PRESLEY, ALGUMA TOADA DE VAQUEJADA DE AMADO EDILSON, ALGUMA DE WESLEY SAFADÃO ETC.
    OUTROS MAIS ATUALIZADOS ME SUGEREM: JOÃO DINO, COLOQUE UMA MEIA DÚZIA DE BAILARINAS PARA ESQUENTAR MAIS O AMBIENTE.
    TAMBÉM TEM AQUELE QUE DIZ: JOÃO DINO, O TECLADO ELETRÔNICO ACABA COM SUA SERESTA, EU GOSTAVA DO SEU SHOW SÓ COM O VIOLÃO...
    POR ISSO EU DIGO E REPITO SEMPRE AOS COLEGAS QUE ESTÃO COMEÇANDO AGORA: VOCÊ TEM DOIS OUVIDOS, UTILIZE UM PARA OUVIR AS PESSOAS SÁBIAS E INTELIGENTES QUE QUEREM LHE AJUDAR, E OUTRO PARA ESCUTAR OS BESTAS E IDIOTAS QUE DESEJAM VER SUA DESGRAÇA...

    ResponderExcluir