Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 23 de agosto de 2023

146 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.

Manuel Sampsom Bezerra, Manuel Costa era filho de Antônio Alves Bezerra da Costa e Eulina Bezerra de Brito, conhecida por Nenen, filha de José Bezerra de Brito, professor Zuza Bizerra, ilustre e honorável cratense.
Residentes no sitio Aba da Serra em Várzea-Alegre. Bisneto portanto de Leonarda Bezerra do Vale, Dadá do São Cosme, foto com Geraldo Brito em pé e Orlando no colo.
Cidadão integro e amigo, servidor da fazenda estadual e com destacada atuação na política. Foi vereador em Várzea-Alegre por dois mandatos, 1950 a1958, um deles como presidente do legislativo municipal.
Com a transferência do domicilio eleitoral para o município de Cedro repetiu novamente dois mandatos na câmara municipal daquela cidade.
O slogan de suas campanhas fazia inveja a qualquer Duda Mendonça dos nossos dias:

Quem gosta de bosta
Vota em Manuel Costa.

Tive a honra de ser seu amigo, sempre que nos encontrávamos era motivo de muita alegria para ambos. Conheci vários estórias engraçadas, entre elas uma intimação para testemunhar uma pendência contra o prefeito.
O juiz encarou e perguntou: você é o Manuel Sapo? Não senhor, respondeu. Só pareço, mas é Sampsom. Ele era gordinho.
Neste espaço, deixo minha admiração e estima e conclamo os familiares e amigos a fazerem os seus depoimentos.
Dadá era filha de José Raimundo do Sanharol e esta sua foto centenária é uma grande raridade.


7 comentários:

  1. Na década de 80 eu era gerente do Bicbanco e num determinado dia, por volta das 7 horas da manhã, portanto faltando três horas para o inicio do expediente, Vi o Renato Siebra de Brito e Manuel Sampsom Bezerra do lado de fora. Convidei-os a entrar. Os dois precisavam de um empréstimo com urgência. Nem um nem o outro tinha conta ou cadastro no banco. Preenchi as fichas de abertura de contas e de cadastro. Preenchi uma nota promissória que foi assinada por um e avalizada pelo outro. Calculei a liquido da operação fui à tesouraria e entreguei o numerário. Quando o Renato começou a contar as cédulas Manuel advertiu: E tu ainda vai contar? Um negocio fácil desse? Não tem medo de ele desistir, não. Assim era o amigo Manuel Costa.

    ResponderExcluir
  2. Amigo Morais, tive o prazer de conhecer o Seu Manuel Sampson na década de 70 quando trabalhava no Bradesco - Crato e ele era um dos correntistas. Depois, já como técnico eletrônico à rua José Carvalho conheci sua esposa e filhos, todos muito simpáticos tal e qual o Seu Manuel. Sim, Morais, não me canso de te admirar como você disponibiliza tantas informações e fotos raras. O Blog do Sanharol é realmente extraordinário.

    ResponderExcluir
  3. Antonio Correia Lima.

    No meu texto há uma informação errada. Veja: No dia 25.11.1869, Padre Manuel Joaquim Aires do Nascimento casou Vicente Alves Bezerra, filho de Jose Raimundo do Sanharol, de Varzea-Alegre com Isabel Pereira de Menezes filha de Eufrasio Alves de Brito, da Palmeirinha, em Crato, Livro 7 folhas 39. Desse casal nascdeu Jose Bizerra de Brito que se casou com Mariquinha, filha de Dadá do São Cosme, esta da foto, que era irmã do Vicente pai do Zuza. De Zuza Bizerra e Mariquinha nasceu Eulina que era a mãe do Manuel Sampsom Bezerra. Portanto o Manuel Costa é bisneto de Dadá do São Cosme e não neto como eu afirmei. Farei a devida correção no texto. Obrigado Antonio pela visita ao blog do Sanharol.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  4. OK Morais. Quando o amigo vai fazer uma postagem sobre o professor José Bizerra de Britto? Temos orgulho de tê-lo como patrono do nosso ginásio e ainda mais, como nosso conterrâneo. Vou depois se encontro o batismo dele para lhe enviar.

    ResponderExcluir
  5. Antonio Correia

    Ha pouco tempo fiz uma postagem a esse respeito no Blog do Crato que foi solicitada autorização para ser publicada em A Provincia do Jurandy Timoteo. A revista será publicada em breve. Fico aguardando essas informaões do batizado em nosso e-mail e em seguida farei a postagem.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Caro Morais,
    Fiquei contente com as informações sobre Manoel Sampson Bezerra (Manoel Costa), meu pai, e José Bizerra de Brito (Prof. Zuza, meu bisavô). Enquanto o avô era um homem culto o neto, de instrução primária, era um filósofo popular.
    Dizia Manoel Costa: "Quem tem vontade já é dono da metade". - numa reflexão sobre o universo conspirar em favor daqueles que decidem firmemente sobre qualquer pretensão.
    Sucesso para o blog.
    Abraço.
    Tarciso Coelho

    ResponderExcluir
  7. Prezado Tarciso.

    Alem de parente fui muito amigo do seu pai, o Manuel Costa, tinhamos um trato sempre que nos encontravamos tinhamos um causo para contar. Talvez por esta razão quando ele me via de longe já começava a rir.
    Um abraço.

    ResponderExcluir