Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Rebuscar o passado - Por Antonio Morais

Rebuscar o passado, alem de histórico, é um ótimo passatempo, quando em conversas tentamos construir a nossa árvore genealógica e a memoria da família. O assunto geralmente trás ao debate passagens sociais, épicas ou burlescas dos nossos antepassados.

O cratense José Pinheiro Teles era um viciado. Não podia se encostar numa "roda" de conversas, sem conseguir mudar o rumo da prosa para assunto de família. Amadeu de Carvalho encontrando-se com ele na cidade, proseou perguntando: E aí, Zé Pinheiro, como vão os estudos genealógicos? Amadeu, eu estou é satisfeito! Por que José? Ora homem, na ultima pesquisa que fiz, descobri que sou primo legitimo de Nossa Senhora!.

Em Várzea-Alegre, o meu tio Francisco Alves de Morais, Chico André, conhecia muito bem a origem de nossa família. Eu sempre fui curioso, visitava constantemente e o pouco que conheço é fruto das nossas conversas.

Um belo dia ele falava do Alferes Bernardo Duarte Pinheiro, um português que se radicou em Várzea-Alegre por volta de 1.700. Começou com o casamento do próprio português e daí por diante foi relacionando quem com quem, todos os enlaces matrimoniais e seus descendentes até nossos dias.

 Madrinha Doca, esposa do tio Chico, não gostava nem um pouco daquelas conversas e historias, e passava nos olhando de soslaio como quem dissesse isso é que é serem bestas.

Num dado momento a minha madrinha perdeu a paciência e lascou: deixem de serem éguas, que a esta altura não tem mais nem a merda do português!.

3 comentários:

  1. Do Alferes Bernardo Duarte Pinheiro e Ana Maria Bezerra nasceu Francisco Pinheiro Bezerra que se casau com Barbara Alves de Morais.Desse casal nasceu Raimundo Duarte Bezerra que matrimoniou-se com Maria Tereza de Jesus. Deste casamento nasceu Jose Raimundo Duarte que contraiu nupcias com Antonia de Morais Rego. Esses ultimos foram os pais de Isabel de Morais Rego, minha besavò.

    Antonio Morais.

    ResponderExcluir
  2. Amigo morais esta é uma pscicose gostosa, veja como está a pag. do Clã familiar de Ponta da Serra. Já consegui expor dos dados genealógicos de 29 famílias povoadora do Vale do Carás.Não troco este tema nem pela política.Tô ansioso para voltar os velhos livros da Cúria para ver se descubro mais sobre nossos antepassados.

    ResponderExcluir
  3. Antonio

    O seu trabalho no resgate da memoria é muito importante, quando for aos velhos livros me avise que irei junto. Parabens. Passarei no Blog da Ponta da Serra.

    Não há como estudar a genealogia sem rebuscar o passando. Embora saiba que, hoje em dia, está em desuso o interesse de se conhecer a origem familiar.

    ResponderExcluir