Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 26 de agosto de 2023

149 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.

"Causos da Várzea-Alegre". São histórias reais, personagens reais e conhecidos da grande maioria do povo. Apesar de serem de domínio publico porque todos os conhecem, foram catalogadas e detalhadas com muito esmero.

Apresento com os termos, as pronuncias, e escrita tal qual ocorreram. Os leitores vão se deleitar com as proezas de uma gente bem humorada, feliz e muito alegre. 

Em Várzea-Alegre, no sitio Formiga, João Alves de Menezes e Sinhana tiveram um só filho, Zezinho que se casou com uma prima carnal Maria Anacleta e deste casamento nasceram  vários filhos. Apesar da numerosa família  apenas  dois deles se casaram, os demais de tanto escolherem pretendentes a altura ficaram no caritó. 

Quando Laura, a caçula, passou dos 50 anos veio o desengano, a resignação. Sob o comando de Zefa, a irmã mais velha, se danaram a rezar. 

Todo dia pelo menos um terço. Na sala da frente, fazia-se a reunião do clã em frente um santuário recheado  de  imagens.

Um belo dia, um cachorro dormia no pé de uma parede e soltou um daqueles: Zefa a condutora da reza emendou:

Ave Maria Cheia de Graças
O Senhor é convosco
Bendita sois vós.
"Chico tanja este cachorro
Que está bufando fedorento"
Entre as mulheres
Bendito é o fruto.....

Quando verificaram o desencontro da reza, anularam o terço e convocaram outro para imediatamente.


3 comentários:

  1. No Sitio Formiga, era realizada uma das maiores festas religiosas de Varzea-Alegre. No local, no dia 13 de Dezembro, se encontravam centenas de devotos de Santa Luzia. Como falei, os filhos não se casaram e não deixaram descendentes para dar continuidade e o Terço da Formiga foi esquecido.

    ResponderExcluir
  2. Preciosidades religiosas, Morais. Tiradas impertinentes, mas necessárias de um tempo sem internet.

    ResponderExcluir
  3. Eita que esta rajalegre e o topo do acontecidos

    ResponderExcluir