Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 26 de maio de 2022

Capitão Virgulino - Por Antônio Morais.

Que tempos, que costumes. Lampião é condecorado com o titulo de Capitão da legalidade.

Dr. Pedro Albuquerque Uchôa, Inspetor Agrícola do Ministério da Agricultura, se encontrava em Juazeiro do Norte quando da visita de Lampião a essa cidade.

Virgulino Ferreira da Silva, solicitou a patente de Capitão, em cumprimento a promessa de Dr. Floro Barbolomeu da Costa, quando do convite por este formulado a Lampião, a que viesse se juntar ao seu grupo para combater a Coluna Prestes. Padre Cícero pediu ao Dr. Pedro Uchôa que redigisse e assinasse o documento de concessão, visto que ele era a única autoridade civil existente em Juazeiro e presente naquela ocasião.

Regressando a Fortaleza, Dr. Pedro Uchôa é interpelado pelos amigos e por seus superiores, que queriam explicações quanto ao fato de ele haver dado a patente de Capitão a Lampião. Uchôa, perguntaram-lhe: Por que você deu a patente de Capitão ao Rei do Cangaço? Porque ele não me pediu a de Coronel! Respondeu.

Um comentário:

  1. Faltou a Dr. Pedro Uchoa o que sobrava em Dona Fideralina das lavras "coragem". Lampião com o titulo de Capitão e tudo correu com medo dos cabras de Dona Fideralina duas vezes.

    ResponderExcluir