Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 30 de agosto de 2023

159 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.


Antônio de Romão, Edilmo Correia e Ferrim, estavam de madrugada na calçada da capela de Santo Antônio, em Várzea-Alegre, na saída da cidade para Iguatu, se preparando para uma serenata.
Do lado dos três um violão, um litro de cachaça cariri e uma tigela de tripa de porco torrada para tira-gosto.
José Vitorino passava, no local, para tirar o leite e viu os três.  Deu bom dia e perguntou: Vão fazer uma serenata? Antônio de Romão respondeu: Vamos seu José. O senhor quer tomar uma bicada para despertar?
Não senhor obrigado.
Quando José Vitorino afastou-se um pouco começou uma arenga de Edilmo e Ferrim. Na confusão Edilmo bateu com o violão na cabeça de Ferrim que desceu até o pescoço. Com o barulho José Vitorino voltou para ver o que estava acontecendo. Quando subiu a calçada viu Edilmo com o braço do violão na mão e o bojo feito um colarinho no pescoço de Ferrim.
As cordas a confundir-se com os cabelos pichaim. Vendo aquela arrumação, perguntou: desistiram da serenata?
Antônio de Romão disse: Não Senhor! É só o Edilmo terminar de afinar o violão na cabeça de Ferrim, que nós vamos começar.
Quer tomar uma para passar o susto?

Texto do Mundim do Vale.


3 comentários:

  1. Vejam como os varzealegrenses são humildes, Jose Vitorino Bezerra, era um dos homens mais ricos de Varzea-Alegre, casado com Emilia filha do cel Antonio Correia Lima. Ze Vitorino foi prefeito de Vàrzea-Alegre , e o seu belo gesto de levantar de madrugada para tirar o leite demonstra a sua humildade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tempos bons aqueles, onde grande parte dos ricos do lugar, mantinham a nobreza da modestia e simplicidade.

      Excluir
  2. A genialidade do Mundim do Vale é tamanha que pelos resgates de nossa historia que ele faz merecia todas as medalhas. Não a de Papai Raimundo porque ninguém é mais Papai Raimundo do que ele. Basta fazer a sua ascendência genealógica.

    ResponderExcluir