Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 20 de abril de 2009

Nordestino sim, pobre não.

Tenho escrito alguns textos falando da politica praticada atualmente no país. Quem os lê deve imaginar que sou um anti-PT ou um anti-Lula. Não, meus amigos, não sou. Assim eu teria que ser um pró Collor ou um pró FHC e, eu absolutamente não sou.

Esperava do Lula, apenas o que ele prometia: Acabar com os vícios de seus anteriores. O que vemos? O pais está mais contaminado pela desordem. Como eu sei que o Cara é muito querido, não escrevo mais. Temo perder mais alguns amigos e vê-los se afastarem porque faço mal conceito de um nordestino pobre.

Semana passada, estive com um medico cratense radicado no Norte do Pais, que tem fazendas no Pará e ele me disse que é vizinho de uma das fazendas do filho do Lula e que os gerentes e capatazes afirmam que já são 700 mil bovinos o rebanho total das propriedades e que a meta para 2015 é alcançar os 1.000 milhão.

Dizem e não pedem segredo. O Cara continua nordestino, pobre não. Vou continuar contando as historinhas de minha terra, pelo menos elas não vão fazer perder amigos. Dedico esta ultima postagem politica ao Ex-senador Mário Covas o politico mais honrado que conheci nos tempos da nova republica. Só uma coisinha: ouça com atenção o que diz a Ana Carolina.



9 comentários:

  1. Prezado amigo Morais, imparcialidade na imprensa é conversa fiada. Não me considero jornalista e nem radialista, posso até aceitar o " radialista amador"utilizado por Vicelmo em sua matéria pro diário sobre a nossa amplificadora.Sou, declaradamente,petista e disso tenho orgulho. Da minha parte, te garanto que pode continuar com suas opiniões que em nada vai abalar a nossa amizade. Até acredito que as suas intervenções sobre a política do governo lula são importantes. O próprio Lula sempre falou que precisamos saber conviver na adversidade.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Amigo Morais, tô aqui de volta ao Sanharol, pois, ao chegar no Ponta da Serra, ví seu comentário na matéria da questão dos transaportes alternativos, no que te agradeço pela visita e pelo comentário justo e compreensivo. Um amigo nosso daqui de Ponta da Serra me disse uma coisa certa: " querem afastar os pobres para a beira do canal para poderem ficar mais longe dos ricos". E isso é uma verdade. Então, na cidade de São Paulo, por exemplo, os transportes teriam que ficar na beira do Tietê ou do Pinheeiros, e não na Praça da Sé. O mesmo fizeram com os feirantes rebolando todo mundo para a beira do canal.

    ResponderExcluir
  3. È Antonio.

    Pra tudo tem o tempo. Ontem vi um bang bang na TV os capangas do Daniel Dantas mandando bala nos sem terras. Coisa nunca Visto antes. O Governo estadual PT, Governo federal PT, Ministro de Justiça PT e não aparareceu nunguem para ser solidario. Até o secretario de segurança do estado se negou a fazer busca de armas na fazenda. E o muro de Berlim que estão construindo no Rio de Janeiro para separar favelados o que o amigo acha. Esperava justo num governo do Cara? Obrigado pelos comentarios.

    ResponderExcluir
  4. Amigo Antonio, eu sou filiado ao PT de Iguatu a alguns anos e sou defensor de Lula (em certos pontos) e nenhum momento me senti ofendido nas suas postagens sobre politica sabe porque? Porque em nenhum momento você mentiu! Só falou a mais pura verdade! Quando entrei no PT ele não era este PT de agora e o Lula tambem não é esse dai de hoje. Um PT que despresa grandes homens e mulheres como Ivam Valente, Chico Alencar, Plínio de Arruda Sampaio, João Alfredo, Ideli Salvati, Luciana Genro, Heloisa Helena, Mercadante, Suplicy que podem até não estarem certos mas nunca até hoje se viu nada que os difamassem. Mas não, o PT resolve valorizar Dilma, Guimarães do Cuecão, Joaquim Cartaxo, Ressucitar Sarney, Renam Calheiros, Collor, Conde Drácula Michel Temer, Severino Cavalcanti, etc. É triste mais é a verdade!

    ResponderExcluir
  5. Caro Morais
    Como eu entendo sua posição diante das coisas e do mundo. Sou um pouco parecido com vc. Vou lhe revelar. Também não gosto, principalmente em política, de se ficar com loas pra cima de a ou b. Vejo, como vc., a fragilidade das pessoas em se tratando de se pontificar a frente do poder. Daí não ver diferença entre os vários agentes públicos sejam de direita, de esquerda, do centro ou de qualquer banda.
    Sou assim igual a vc. quando desconfia tb. das religiões. Todos pecam. Todos caem no absurdo dilema de serem humanos.Essa de ficar defendendo posições bizantinas para o mundo, pra mim já era. Essa de ficar medindo quem é mais ou menos ante o padrão humano, pra mim já era. Outro dia, eu brincava com um serrano, dizendo que " olha lá, seu Pedro, o Lula tem 800 paletós no seu guarda-roupa". Aí ele disse: que nada prof. o Fernando tinha 2.000. Dá pra discutir ?
    Outro dia eu discutia com um colega da Urca, e ele me falou por que era vinculado ao PCdoB. Eu tive pena dele, porque vi diante de mim uma criatura que cria em coisas tais quais àquelas que seguem a Igreja Univerasal tb. creem ! Quer dizer, a religião parece que dessusbtancializa o sujeito e o enchem de coisas horríveis, porque não descem à realidade. Aliás, em se trantando de política, eles tanto se iludem como querem iludir os outros. Pois, esses que vivem pregando posições esquerdizantes fora da realidade, todos os fins de semana entram na realidade dos shopings, dos restaurantes de comidas hiquifique, adoram roupas de griffe, e aqui no Crato, fazem questão de morar no Sossego e no Grangeiro...
    Sou igual a vc. quando acredita na palavra do homem, ou melhor, quando acredita no Homem, seja Zé, Pedro ou João.
    Sou igual a vc. por não ser antiPT.AntiPSDB, antiDEM, antiPSOL. E ser a favor da coerencia do discurso-prática.
    Sou igual a vc. que antes de ser graduado, ser antes formado na casca do alho da vida e das coisas do mundo.
    Sou igual a vc. ao também, muitas vezes, permanecer calado para não perder amigos, e muitas vezes pedindo ao Pai perdão por eles não saberem o que dizem...
    Sou igual a vc. um matuto, por amar o mato, as coisas da vidinha sem maldade, ganhar tempo com os velhos da Serra, ouvindo verdades que a pós-modernidade nem desconfia que existe no mundo.
    Sou igual a vc. - um anarquista que crê em Deus, na Democrarcia, no Outro, e que quer viver bem com os amigos e os inimigos. Mas que desconfia de tudo e de todos, no sentido strictu e no sentido lato.
    Mas, velho, não diga a ninguém que sou igual a você. Fica só pra nos dois.

    ResponderExcluir
  6. Rodrigo.

    O lema do Lula é: estando bom pra mim o resto não interessa. Por isso fez o que o amigo tão bem relata. A cambada do PMDB e esses outros que voce nomina são quem garantem a sua permanencia como presidente. Aí, já dizia o velho Brizola: Para ser presidente o Lula pisa no pescoço da mãe. Foi bem pior, está pisando no pescoço da sua historia.

    ResponderExcluir
  7. Amigo e Prof. Ze Nilto.

    Abraços.

    Inicialmente meus agradecimentos por sua visita e pelo seu belo texto. A historia do paletó é a mais pura verdade. Outro dia vi amigos dizendo textualmente: Lula cometeu crimes, mas o FHC tambem os cometeu. Pergunto: onde dois erros dão um acerto? E o Lula veio exatamente prometendo outros costumes, acabar com a malandragem, só ele parecia o correto. Amigo, voce termina o seu belo comentario com um pedido: que eu não fale para ninguem que pensamos igual e que deixe só entre nós dois, não sei se vou conseguir atender por que ou velha fuxiqueira pra espalhar conversa essa dona ENTERNET.

    Um grande abraço.

    A. Morais

    ResponderExcluir
  8. Amigo Morais, quando chego ao Sanharol é lá pela 00000000000000h. Já chego cansado de andar pelos blogs da vida. Mas quisera eu ter a intelectualidade vossa e dos nobres comentaristas deste blog, paraem pé de igualdade levar esta discussão à frente. Quero dizer que posso não ser intelectual, e disso tenho certeza, mas não sou cego para não ver os resultados positivos do governo Lula. Nasci e me criei na zona rural, vindo muito cedo estudar na cidade. Sempre convivi no campo, apesar de nunca ter sido um homem da roça, mesmo sendo filho de uma mulher que viveu da roça até os 80 anos de vida,vivendo hoje, aos 87 anos numa cadeira de rodas, mas ainda com fé de voltar pra sua rocinha, o que não é mais possível. Talvez aí resida o motivo de eu ter optado por um partido, que ainda acredito ser o que realmente defende os interesses da classe trabalhadora. A cada dia vejo no Lula mais motivos para admirá-lo.E repito: "posso não ser intelectual, mas não sou cego".

    ResponderExcluir
  9. Tem nada não Antonio. O Blog do Sanharol pode ficar por ultimo. O importante é que voce visite-o. Pode ser uma, duas ou tres horas. O Blog não é ciumento, pode ler primeiro os outros. Qualquer dia irei a Ponta da Serra fazer aquela visitinha que lhe prometi e vou levar comigo um oculista, talvez então ele lhe receite um oculos e voce passe a enxergar alguma contradição do Cara.
    Um Abraço.

    ResponderExcluir