Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 3 de agosto de 2014

Peniscídio - Por Mundim do Vale.

Houve um tempo em que um crime passional abalou o Brasil em virtude do local da lesão e pela delicadeza que a imprensa usava para transmitir a noticia. Nesse mesmo período Joaquinzão passeava em Várzea-Alegre quando escutou a noticia pela Radio Cultura: Mulher corta o membro do marido.

Voltando a Fortaleza, Joaquinzão se encontrava na casa de Valzenir Correia quando o Jornal Nacional começou e o repórter deu destaque: Mulher corta o pênis do marido.

 Terminada a matéria Joaquinzão falou indignado: " Arre égua, mas essa muié tá uma mulesta dos cachorros. Lá na Rajalegre eu escutei o locutor da radia cutura dizendo que ela tinha cortado o membro do marido, agora no Jorná Nacioná tão dizendo que ela cortou tombem o pênis. Se não butar logo essa individa na cadeia é arriscado ela querer cortar inté o carái dele".

6 comentários:

  1. Na singela opinião do Joaquinzão o marido estava sendo, aos pouco, depenado.

    ResponderExcluir
  2. Morais: acabei de ler o peniscídio, cujo título levaria, certamente, o Joaquinzão imaginar uma nova forma de pelar galinha. Gostei muito do blog. Vá nesta linha, tens uma alegria interior que é herança divina dos cearenses. Agora retornando à sinonímia que nos leva a imaginar como sendo tantos o que é apenas um. Essa ouvi de um professor da UFRJ ao examinar uma tese de doutorado sobre Hanseníase. Dizia o professor: temos que ter cuidado, nesta fase de transição com palavra novas, mesmo que bem intenciosadas como esta, feitas sobretudo para reduzir o impacto negativo da palavra lepra. Uma forma de reduzir o preconceito atualmente quando é uma doença até banal e de cura fácil. Pois outro dia conclui o diagnóstico de um paciente e comecei a amaciar os termos e finalmente anunciei que ele tinha uma doença de pele que se chamava hanseníase e que teria de trata por um período, mas que se curaria. O passei olhou-me com angústia e se queixou: doutor eu vivo cheio de doença, pois eu já vinha tratando de lepra.

    ResponderExcluir
  3. Jose do vale.

    Obrigado pela visita e pelo comentario. Tenho uma coletanea de cauzos lá de nós. Estou postando aos poucos. Pelo conhecimento que voce tem dos que de lá vieram, vai ter risada. Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Morais

    Aproveito este seu texto para um aviso aos amigos de Várzea Alegre. Um cidadão meu conhecido e que reside nas proximidades daqui de casa, adoeceu de "peniscilose". É que ele não quis fazer os exames da próstata e a moléstia que o atacou atingiu até o penis. E foi tudo extraido. Coisa horrível! Falo isso para que nos cuidemos enquanto é tempo. Vamos fazer o exame da próstata para não perdermos o restante.

    ResponderExcluir
  5. Carlos Esmeraldo.

    Joaquinzão ainda é vivo graças a Deus e este causo é acontecido. Agradecemos pelas informações importantes. Em Varzea-Alegre é muito grande o numero de homens com problemas de prostata.

    ResponderExcluir