Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 26 de agosto de 2023

152 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.

Em 1967, alguns estudantes que estavam de férias em Várzea-Alegre, resolveram fazer um programa no bar do Herculano Sabino, no sitio Sanharol.

Pegaram um Jeep e foram levando com eles, Zé de Lula Goteira, um moreno engraçado que por algumas bicadas de cana animava o ambiente.

Na volta, quando passavam na curva de João do Sapo, o jeep capotou e só quem se machucou foi exatamente o Zé, que fraturou um braço.

Os colegas viajaram para Recife e Fortaleza onde estudavam e por conta disso Zé sofreu muito. Basta ver que ele ficou com medo até de carro de mão.

Exatamente 30 anos depois, 1997, Zé estava na casa de José André, no Sanharol, quando Gustavo Correia apareceu num opala indo para cidade. Como Gustavo vinha só e viu que o Zé ia para cidade ofereceu carona.
Zé rejeitou de pronto, dizendo que só ia mais tarde, mas Gustavo sentiu que ele estava com medo, e começou a argumentar dizendo que o sol estava quente e que o medo dele de carro era besteira porque não é todo dia que vira carro.

Depois dos argumentos Zé resolveu aceitar a carona. Entrou no carro desprezando o banco dianteiro e ficou de cócaras no banco traseiro, exatamente atrás do motorista com as duas mãos sobre o encosto do banco.
Quando passavam na curva de João do Sapo, Gustavo colocou o braço esquerdo sobre a porta deixando a mão de fora do carro para descansar.

Nessa hora Zé de Lula gritou: " Ei moi de chifre! Pode guiar cás duas mão" que se vier chuva eu aviso.

Texto do Mundim do Vale.



6 comentários:

  1. Varzea-Alegre é a cidade nosdestina que tem mais filhos em São Bernardo do Campos - SP. Basta dizer que na decada de 80 existiam l.ll9 deles trabalhando nas montadores de automoveis. Talvez por essa razão o Lula sempre venceu as eleições no municipio, até mesmo contra o Collor de Melo. Ze de Lula é casado com Luiza, reside no sitio Sanharol. Num levantamento eleitoral perguntaram a Luiza: Voce vai votar com quem? No Collor é Claro! E é porque muié de Deus. Porque se o Lula-lá for ruim como Lula-cá nós "tamo" é lascados. A ultima vez que encontrei com o Zé ele me disse que só teme a morte porque tem muita corcega no rosto e quando esiver no caixão não vai ter como espantar as moscas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkklkkkkkkjkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkklkkkkkkkkkkkkk esta foi demais. Rindo ate o próximo més......

      Excluir
  2. Morais Demontier toda Exposicao leva Ze de Lula com ele, em uma dessas, depois de um dia nas barracas bebendo e rindo com as pressepadas do nego,preparam-se pra voltar...Apareceram mais uns passageiros e o carro de Demontier ficou muito cheio......Aí quando Zé de Lula ia entrando e viu aquele apertado, disse...........Ei Tier manda Anésia e Ricardo meu irmao irem la em cima pra fóigar mais aqui dentro......rsrsrsrsrs.Quem conhece a peca sabe muito bem o quanto é engracado isso dito com a voz do negao.rsrsrsrsr

    ResponderExcluir
  3. Enio.

    Um dia eu estava no Sanharol e o Menezes Filho chegou e o Ze de Lula disse: Dr. Menezes me dê aí o da cerveja! Menezes abriu a carteira e estava recheiada de cedulas de 50 reais e enquanto Menezes procurava uma nota menor Ze disse: Cinquenta não Doutor!

    ResponderExcluir
  4. O casal Zé de Lula e Luiza moraram muitos anos no Sanharol, a cerca de 40 metros da residência dos meus pais.
    Por aí você imagine a quantidade de "fuleragem" que a gente presenciou.
    Ele sempre dizia que tinha casado com Luiza porque foi enganado, pois ela disse que seus pais tinham uma grande fazenda e ele, à época, estava intetessado era na herança...

    ResponderExcluir