Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 31 de agosto de 2023

160 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.

Sílvio Piau recebera ordem para ir enchiqueirar os bezerros, escalado para botar as vacas no curral. Saiu de Várzea-Alegre na garupa de uma moto e se dirigiu ao São Cosme, fazenda dos seus pais.

Em lá chegando colocou a roupa de vaqueiro e partiu para o campo. Uma das vacas, teimosa e malovida como o diabo, já dera um trabalho muito grande para ser encontrada, e, depois de localizada cismou de não entrar para o curral. Sílvio sozinho, sem nenhum adjutório, comeu fogo para prender a vaca no curral.

Depois de presa o Sílvio resolveu aplicar um corretivo na vaca. Apanhou uma corda no armazém, laçou a vaca, puxou para o tronco, amarrou bem, foi na cerca retirou uma vara e começou a aplicar a lei do Coronel António Correia, peia!

Quando já saia sangue por todos os poros, além do nariz, olhos, orelhas, e chifres, o Sílvio se deu por satisfeito. Soltou a vaca e enquanto caminhava em direção a porteira enrolava a corda num dos braços.

Quando chegou na porteira, olhou para trás, na direção da vaca, se empertigou e disse: Agora vá dizer ao padre Otávio.


3 comentários:

  1. O grande temor do Silvio Piau era que o Padre Otavio lhe passasse um bom castigo como penitencia!

    ResponderExcluir
  2. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkklllkkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. Ele merecia mesmo um castigo. Foi horrível!

    ResponderExcluir