Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 30 de maio de 2022

Oligarquia dos Augustos Lima - Por Antônio Morais.

Acontecimento memorável, a Estrada de Ferro chega em Lavras da Mangabeira, território dos Coronéis. Aconteceu em 1917, no dia 03 de Dezembro, a chegada em Lavras do primeiro trem da Rede de Viação Cearense

Entre os passageiros vinham as personalidades mais importantes do estado, a começar pelo Presidente João Tomé Sabóia. Estava, pois, inaugurada a estação da ferrovia. Era o progresso, afirmavam os oradores, que estavam chegando ao interior do Ceara. A viagem foi considerada, na época, como verdadeira aventura. 

A locomotiva havia atravessado exatamente 491 quilómetros de latifúndios, distancia que separava a cidade de Fortaleza de nossa Senhora Assunção da cidade de São Vicente Ferrer. Durante o percurso os passageiros iam descobrindo o panorama económico e social da região devassada pela maquina. 

Aqui, os canaviais do Acarape, os cafezais de Baturité, ali, as fazendas de plantar e de criar de Quixadá, Quixeramobim e Senador Pompeu. O criatório dos rebanhos, a lavra de algodão, do milho, da mandioca, da carnaúba, do feijão. Acolá, o Iguatu com suas lagoas, seus arrozais, cana de açúcar, gados e algodão. 

E, no meio desta panorâmica, os homens a cuidar das lavouras e dos rebanhos, em tempo de paz, trabalhos do eito, meeiros e vaqueiros. Em tempo de guerra, cabras em armas. Moravam em casebres de taipa cobertos de palhas de carnaubeira ou coqueiros. Toda coronelzada das vinte e seis cidades da região sul estavam a esperar o presidente. 

Dona Fideralina, a matriarca do clã dos Augustos Lima, mandava e desmandava em Lavras da Mangabeira, colocando os filhos no Poder, ou dele apeando-os, conforme bem entendesse. Dona Fideralina, como verdadeira matrona sertaneja tivera muitos filhos, o que lhe assegurasse através dos anos uma numerosa descendência. 

Um dos filhos de Dona Fideralina, o medico Ildefonso Correia Lima, eleito deputado federal por varias legislaturas, seria representante do Ceara na Constituinte de l893. Outro o Coronel Honório Correia Lima, ocuparia por vários anos a Intendência de Lavras, ou fosse à prefeitura municipal. 

Entrando em desagrado com a genitora, o Coronel Honório foi deposto da Intendência e substituído pelo irmão Coronel Gustavo Augusto Lima. O ato teve lugar em fins de 1.907, contando com a participação de grupos armados a cuja frente se encontrava a própria Dona Fideralina

A partir de 1922, três anos após a morte de Dona Fideralina, os irmãos Coronel Raimundo Augusto e Coronel João Augusto deram continuidade a uma das oligarquias mais prolongadas já existentes no Ceará.

7 comentários:

  1. Dona Fideralina Augusto Lima faleceu aos 87 anos de idade em 1919. Esta foto é bastante antica, pois com certeza foi tirada bem antes de sua morte.

    ResponderExcluir
  2. Amigo Morais, tenho um carinho todo especial por Várzea Alegre e Lavras, pois, o meu bisavô materno, José Bernardo Vieira, fundador de Ponta da Serra, era filho natural de Lavras. Ele foi vaqueiro, depois rendeiro, do major Eufrásio Alves de Brito, irmão de Antonio de Brito Correia. Eufrásio, avô do prof.ZUZA, era proprietário do sítio ou fazenda Ponta da Serra.

    ResponderExcluir
  3. Pois é amigo Toinho. Existia uma ligação muito grande entre os de Varzea-Alegre e os de Lavras eram originados de dois irmãos. Major Joaquim Alves de Varzea-Alegre e Major Ildefonso que foi o esposo de Dona Fideralina. Duas familias de muito prestigio politico, especialmente os Augustos de Lavras da Mangabeira.

    ResponderExcluir
  4. Queria parabenizar pelo blog. E dizer que a minha familia materna é natural de Lavras.

    ResponderExcluir
  5. Gostaria muito de saber se houve um parente de Dona Fideralina que chamava-se Felipe Augusto e qual o nome de sua esposa. É muito importante para mim essa resposta.
    Grata.

    Sandra Oliveira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não tenho a resposta para essa sua pergunta. Sei que ainda hoje existem políticos influentes que descendem de dona Fideralina : O deputado Heltor Ferrer e o ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio.

      Excluir
  6. Em 1917, no dia 03 de Dezembro chega em Lavras de Mangabeira, de lá para o trem chegar ao Crato foram longos 09 anos. Apenas em 1926.


    ResponderExcluir