Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 18 de março de 2013

Selo de identidade - Por Antonio Morais

Canaviais - Crato.
"Tudo o que é importante na nossa vida, devia vir com um selo dizendo: Você só entenderá o meu valor quando me perder. Mas, Deus lhe dará, junto ao sol, uma chance de me recuperá".
Paulo Coelho.
Arrozais - Várzea-Alegre.

Quando leio os textos e os comentários dos meus conterrâneos, sejam de Várzea-Alegre ou do Crato, que vivem fora do aconchego das nossas campinas, entendo o sentimento de saudade, de amizade que todos tem pelos lugares, pelas pessoas, pelas coisas e sobretudo pelas proezas vividas na sua juventude e adolescência. Cada vez me convenço mais da verdade traduzida pelo Paulo Coelho em seu pensamento. Porém, o que observo nos que por aqui ficaram é exatamente o desperdício deste convívio. Diariamente se cruzam uns pelos outros e nem um bom dia é dado, nem um aceno, talvez nem um sorriso. Como estranhos vivem cada um por si, alimentados por sua empatia e egoísmo, sem perceber que o final é um só: Sete palmos abaixo do chão sob uma pedra fria com as indefectíveis palavras: Aqui Jaz.

Como reconhecimento ao amor que eles tem pelo Crato e Várzea-Alegre, dedico esta postagem aos amigos:

9 comentários:

  1. Morais
    Você tem razão, quem mora fora sente uma imensa saudade do Crato e dos amigos. Eu e Carlos já fomos várias vezes andar pelo comércio do Crato para rever os amigos. Já encontramos com Socorro Moreira, Armando Rafael
    e muitos outros.Você e Nair são muito
    especiais e nos consideramos seus amigos.

    Abraços para você e Nair.

    ResponderExcluir
  2. Magali.

    Obrigado pelo comentario e diga ao Carlos que nesse canavial da foto só está faltando seu Sulino com as suas lorotas e proezas.

    Um abraço no Carlos Eduardo e uma boa semana.

    ResponderExcluir
  3. A. Morais, Eu quero comentar, cheia de idéias mas não encontro as palavras. As duas fotos mexeram muito comigo. Esse canavial representa a minha infância e adolescência. Parece que me vejo na foto era essa a imagem costumeira no Engenho Francisco Gomes onde vivi dias maravilhosos e inesquecíveis.
    Ando à procura de inspiração e das palavras certas para declarar meu grande amor ao Crato, bem como a grande simpatia que nutro hoje em dia por Varzea Alegre e o Sanharol tão bem cantado e decantado pelo amigo A. Morais.

    ResponderExcluir
  4. Prezado Morais

    Havia saído ao Juazeiro e ao retornar Magali me mostrou sua mensagem. Muito obrigado pela inclusão do meu nome. Estaremos eu e Magali retornando depois de amanhã e não foi possível aceitar seu gentil convite. Mas se Deus quiser não faltará oportunidade, em outubro, talvez retornaremos para mais umas duas semanas.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Quem sai pelo mundo a rechear a vida, vai encontrando imagens marcantes, que nos fazem refletir, e procurar comparativos.
    É dificil esquecer os laços, as visões, e as lembranças de uma época, onde despidos de todos os preconceitos, íamos vivenciando tudo.
    Quando a vida nos dá uma série de condições de emitir conceitos, é que voltamos ao passsado, para resgatar aquela pureza que absorvemos na infância e na juventude.
    E é aí que começamos a reencontrar o nosso verdadeiro paraíso.

    ResponderExcluir
  6. Morais, obrigada pelo carinho a mim dispensado, mas acredite amigo, meu amor por essas duas cidades,é deveras muito grande; e sinto uma gratidão, e um carinho incalculável por essa Terra, e por esse meu povo. Amigo Morais, posso chama-lo assim? tu me teletransportou através desta maravilhosa imagem, lá para Sitio Varas, no sitio de Tônia de Zé Bilé, onde na moagem eu ia puxar alfenim, era muito bom! e vem logo a mente o Baixio do Exú, onde eu fui muitas vezes com meu Avô Raimundo Gibão, e ficava vendo ele no meio daquele Arrozal. Com o coração cheio de amor, e gratidão pelos Cretenses,e Varzealegrenses, deixo meu abraço fraterno,e carinhosa você e Nair

    ResponderExcluir
  7. Maria Gloria, Carlos Esmeraldo, Elmano e Maria de Fatima. Não tenho mais o que comentar, não tenho mais o que acrescentar, na postagem falei do carinho que voces tem uns pelo Crato, outro por Farias Brito e Maria de Fatima pelas duas cidades. Os seus comentarios complementaram o sentido que dei ao tema: Só damos valor quando perdemos. Muito obrigado pelos comentarios e pelas visitas. Deus lhes abençoe e dê paz, saude e muitos anos de vida para admirarem esta terra querida e abençoada.

    A. Morais

    ResponderExcluir
  8. Antoinio Morais,

    Embora esteja meio muda e quase calada ( o que dá no mesmo - risos) por ter tido pendências urgentes a resolver (inclusive indo a Recife arrumar uma papelada no Consulado da França), não deixei de vir por aqui. Este seu espaço é um recanto de alegria e nele a gente se encontra em algumas linhas por identidade com os temas. A sua graça e a sua prosa nos toca. Desculpe se nem sempre falo. Mas deve ter percebido que nem mesmo tenho postado muita coisa no Blog do Crato... O tempo me foi roubado,só isso! mas estou me recuperando e logo volto à normalidade.

    A propósito, li o relançamento do texto sobre José do Vale (pai). Sempre que o leio me emociono. São coisas de que nunca podemos nos esquecer. Homenagem justa para reaquecer as lembranças de quem ainda circula por este mundinho de Deus.

    Espero que leia meu comentário.
    Um abraço...
    Claude

    ResponderExcluir
  9. Claude.

    Obrigado pelo comentario.
    Trouxe a postagem do Prof. Jose do Vale Desta feita pelos seus alunos.
    Ouvi um zum zum zum que vem por aí tertulia no Crato Tenis Clube, se não for convidado farei como nos velhos tempos de rapaz: pulo o muro.
    Abraços.

    ResponderExcluir