Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 19 de maio de 2009

A verdade sobre a CPI da Petrobrás.

Os arautos do “Cara” estão ouriçados. Sequer leram as justificativas apresentadas para criação da CPI da Petrobrás e já estão na defesa do governo, utilizando sua conhecida verborréia – chula e atrasada – que redundam, fatalmente, em ataques a FHC. É o caso de se perguntar: O que tem FHC (com todos os seus defeitos e erros) com este caso?
A bem da verdade, não confio em CPIs.
Na prática elas são um mecanismo para não se apurar nada e dar mídia a senadores e deputados federais. Mas concordo que há muito que se apurar, embora – na minha modesta opinião – essa CPI a exemplo de outras não vai dar em nada...
A CPI da Petrobras terá como missão apurar, no prazo de 180 dias, supostas irregularidades envolvendo a estatal e a Agência Nacional do Petróleo (ANP):
1 - Indícios de fraudes em licitações da refinaria Abreu Lima, em Pernambuco;
2 - Indícios de fraudes em licitações para reforma de plataformas de exploração de petróleo, investigados na Operação Águas Profundas pela POLÍCIA FEDERAL:
3 - Possíveis irregularidades nos contratos de construção de plataformas, apontadas pelo TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO (TCU);
4 - Desvio de dinheiro dos royalties do petróleo, que também foram investigados pela POLÍCIA FEDERAL;
5 - Denúncias de fraudes investigadas pelo MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL envolvendo pagamentos e indenizações feitos pela ANP a usineiros
6 - Denúncias do uso, pela Petrobras, de artifícios contábeis para redução do recolhimento de impostos que resultaram em sonegação de impostos e contribuições no valor de R$ 4,3 bilhões junto à SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL;
7 - Supostas irregularidades no uso de verbas de patrocínio da estatal

Outras razões que viabilizaram a criação da CPI da Petrobras:
1 – PMDB “da base do governo” se omitiu
Desde o começo de fevereiro, o Congresso Nacional vem apanhando de “cinta” e isso tem deixado atordoados os presidentes do Senado, José Sarney, e da Câmara, Michel Temer, ambos do PMDB. Temer e Sarney viram na CPI da Petrobras a possibilidade concreta de virar os holofotes para o lado do Palácio do Planalto. Por isso pouco se importaram com a leitura da instalação da comissão processante e nada fizeram para desestimular os senadores de assinarem o pedido de investigação. Na guerra contra a instalação da CPI, o PMDB fingiu-se de morto. Vai ter um preço? Vai, mas quem terá de pagar será o governo.
2 - Governadores deram o troco ao “Cara”
Além disso, os parlamentares criaram a CPI para pressionar o governo a compensar os estados pela redução nos repasses da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide), reivindicação que tem como porta-voz o governador de Minas Gerais, Aécio Neves, um dos pré-candidatos do PSDB à Presidência da República.
3 – Governo ofereceu pouco para “abortar” a CPI
Finalmente, o governo foi incompetente nas negociações com alguns senadores da oposição para tentar abortar a CPI. Segundo um senador do PMDB, da “base do governo”, o governo federal teria oferecido apenas obras de gasodutos em Mato Grosso, novas plantas de refinarias em Sergipe e Rio Grande do Sul e a construção de oleoduto em Alagoas. Os nobres senadores acharam pouco e assinaram o pedido de criação da CPI.
Armando Rafael.
Professor, escritor e historiador.

8 comentários:

  1. Meu caro Armando.

    É sua caracteristica nos premiar com textos que não há o que se contestar. São textos lucidos argumentados em cima de fatos veridicos e reais. As CPIs tem muita importancia: primeiro ficamos sabendo quem trabalha para atrapalhar, impedir e quem de verdade deseja apurar irregularidades. Ninguem sai impune: Lembra a Foca dançarinha? A Angela Guadamin? Tamto ela como o João Paulo deputado que estava sendo julgado, na hora do baile, ninguem sabe bem onde andam. Os outros 40 estão tendo quebra cabeças no STF.E ninguem sabe quantos brasileiros em seu silencio acha que o Cara tem responsabilidade com tudo isto. O seu Texto Armando é rasuado, diferente de outros que escrevem: O Cara é pobre, é nordestino, FHC tambem fez e ficam colando em tudo que é lugar, ou seja não viram o disco.
    Parabens pelo Texto.
    A. Morais.

    ResponderExcluir
  2. Morais
    Nada melhor do que uma democracia plena.
    Ontem assistimos na TV Brasil, o senador Alvaro Dias com toda liberdade que rege um governo democrático, expor suas críticas ao atual governo,debatendo sem amarras, tudo aquilo que a oposição entende como crítico.
    Pelo que sei, nenhum dirigente do orgão sofreu qualquer tipo de censura, e dentro da normalidade, a população às abertas, soube como se debate um assunto que causa tantas discussões apaixonadas.

    ResponderExcluir
  3. Já vi muitas pessoas por mais de uma vez me dizer que a Petrobrás é a caixa preta do Governo Lula! E é mesmo caros colegas!
    Se essa CPI servisse pelo menos pra baixar o preço dos combustiveis, Né não Antonio?

    ResponderExcluir
  4. rodrigo.

    O texto é do escritor e historiador Armando Rafael. Voce tem razão o PT vai marca sua passagem pela administração no Brasil.

    ResponderExcluir
  5. Caro Morais,
    Mais uma vez agradeço pela deferência de reproduzir um articuleto deste aprendiz de escrevinhador.
    Ao externar minhas opiniões sempre deixo claro que respeito profundamente quem pensa contrário.
    Afinal a democracia é a convivência dos contrários.
    Sempre estou navegando pelo Bloc do Sanharol.
    Não conheço esta localidade mas é agradável saber dos causos e costumes dessa boa gente.
    Cordial abraço,

    ResponderExcluir
  6. Armando.

    Na primeira oportunidade iremos juntos ao Sanharol. Carlos Esmeraldo, Voce e os familiares. Deixe só as estradas melhorarem que faremos a visita.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  7. Amigo Morais, já são 01:35 e ainda estou por aqui pelo Sanharol. Quanto a essa questão de CPI da Petrobrás não entendo nada.Só sei que não se fala em outra coisa a não ser nisso. Sim, baixo todos os dias e intercalo na programação da Difusora programas gravados em mp3 de vários meios de comunicação sobre tudo que se passa no Senado no seguinte endereço:- http://www.someletras.com.br/
    senado/ - Radio Cliping Senado Gravado.

    ResponderExcluir
  8. Antonio
    Essa CPI é simplesmente um jogo de interesse pelo poder. Ninguem está pensando nos problemas do Brasil. É uns querendo tomar na marra e outros querendo se manter no peito. O que ná verdade está faltando é um Chico de Brito.
    Um Abraço.

    ResponderExcluir