Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 3 de setembro de 2023

163 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.


Houve um tempo que as cidades de Várzea-Alegre e Cedro mantinham um acentuado grau de rivalidade.

A rapaziada de Cedro costumava vir a Várzea-Alegre tomar umas e outras. Os de Várzea-Alegre faziam o mesmo. Uma noite, no tradicional Forró do Chitão, em Cedro, o José Clementino, José Bezerra, Valdizio de Zé Odemar e  Juscinete de Totô que era deficiente físico,  tinha uma das pernas amputada, se encontravam na tradicional festa da cidade, quando apareceu a turma do Cedro disposta a brigar, sem que houvesse a necessidade de qualquer desapreço.

José Clementino, sem se acovardar, apenas tentando apaziguá os ânimos, principalmente, daquele que tinha o corpo mutilado, por ser o mais exaltado, repreendeu-lhe dizendo: Vá se aquietar homem! Emboar que tem centenas de pernas, não vive brigando, você com uma perna só, quer ser o valentão?


8 comentários:

  1. A rivalidade entre Varzea-Alegre e Cedro era acentuada. Eu era criança, tinha lá os meus sete anos e numa partida de fotebol entre as duas cidades realizada em Varzea-Alegre, no estadio Juremal, o Juiz da partida marcou um penalte contra o Cedro e um cidadão cedrense de nome Viana entrou em campo e atirou na bola. O Juiz da partida era simplesmente Dr. Vasco Santiago o Juiz de direito da cidade. É mole.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  2. Apenas por fidelidade à história: quem tinha uma perna amputada nao era Jusciê, mas seu irmão Juscinete.

    ResponderExcluir
  3. Fui mediador durante muito tempo das pendengas “quem trem, trem; quem não trem, não trem”. Boas lembranças.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pela informação. Já fiz a devida correção no texto.

    ResponderExcluir
  5. Uma rivalidade que, às vezes, não era saudável porque ultrapassava os limites da civilidade. A ponto de ser preciso o grande Zé Clementino intervir.

    ResponderExcluir
  6. O nosso povo é pacato (ou é medroso?), pois quando corria a notícia que Viana estava na cidade nenhum pai de família deixava as filhas saírem de casa. Sem contar que ele acabou com várias festas em Várzea Alegre.

    ResponderExcluir
  7. Francisco Giovani da Costa5 de setembro de 2023 às 12:25

    Quando Seu Otacílio Correia era deputado (de 1977 a 1982), certo dia na Assembleia Legislativa um deputado fazia um discurso alertando sobre o perigo da carne de porco com caroço, exigindo medidas por parte do Estado, Seu Otacílio pediu um à parte e disse: "EM Várzea Alegre não temos este problema, porque quando aparece um porco com caroço, nós mandamos para o Cedro!

    ResponderExcluir