Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 2 de junho de 2009

Caneta ou ferramenta

O Brasil, nação de bacharéis, julga que profissões técnicas são para incompetentes que não chegam a doutor. Boa profissão domina a caneta, não a ferramenta. De cada 100 brasileiros no mercado de trabalho, 72,4 nunca fizeram um curso profissionalizante, divulgou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatítsica (IBGE) no dia 22 de maio.
O governo não investe em qualificação de trabalhadores. Em 2007, apenas 22,4% dos alunos de cursos profissionalizantes estavam matriculados em escolas públicas. Outros 53% dependem de ONGs, sindicatos e instituições particulares. O Sistema S (Senai, Senac, Sebrae) forma apenas 20% dos interessados. Segundo o IBGE, são analfabetos 13,5 milhões de brasileiros com mais de 15 anos. E de 1,8 milhões que frequentavam escolas, 810 mil admitiram não saber ler nem escrever um simples recado.
O curso mais procurado é o de informática (41,7%), seguido de comércio e gestão (14%) e indústria e manutenção (11,25). São 215 mil estudantes, pouco para as dimensões do País e suas necessidades. Isso explica o nosso subdesenvolvimento. O Ministério da Educação promete, até 2010, passar de 185 mil para 500 mil vagas em cursos profissionalizantes. As escolas – hoje, 140 – serão 354.
O EJA (Educação de Jovens e Adultos), embora acolha trabalhadores, não propõe educação profissionalizante. É preciso trocar o PAC, pelo PAD, Programa de Aceleração do Desenvolvimento. Sem recursos humanos qualificados, uma nação está fadada a sempre depender do mercado externo. Sem educação, o Brasil não tem solução. Nem salvação.
Frei Beto.

6 comentários:

  1. O que o Frade Beto não fala é que para preparar o Cara, para convencer e enganar o povo não falta dinheiro. O Duda Mendonça que o diga. Não importa a origem do dinheiro. O Duda mesmo falou numa CPI: fui orientado pelo PT a abrir uma conta no exteior para facilitar o recebimento e o fiz e recebi. Depois negou e ficou fazendo deboche dos parlamentares na CPI por ordem do Supremo. Mas a conversa do frade Beto já não é a dos tempos antigos o Cara está em baixa.

    ResponderExcluir
  2. Morais,
    Embora não tenha simpatias pelo Frei Beto, sou obrigado a reconhecer que, neste artigo, ele está coberto de razão.
    É como diz o adágio sertanejo: "Nas voltas que o mundo dá, um dia urubu vira sabiá"...

    ResponderExcluir
  3. O que chama atenção Armando é o tanto de amigos do governo que criaram Ongs e recebem muito dinheiro para qualificar trabalhador e não o fazem e embolsam os recursos.

    ResponderExcluir
  4. Amigo Morais,será que só agora no governo Lula é que foram criadas Ongs?
    Sim, selecionei algumas notícias interessantes no nosso blog

    ResponderExcluir
  5. Antonio.

    Lá vem voce com a historia dos outros governantes. Então o Lula pode mandar esquartejar alguem porque o Imperedor fez com Tiradentes? rsrsrs

    ResponderExcluir
  6. Amigo Morais,não se pode analisar só o governo atual, temos que mexer com os que já passaram também.
    E, onde diabo vocês estavam que não apareceram para a sessão de criação da tal CPI da Petrobrás.
    Nas manchetes de hoje só se fala na crise do PSDB. tá todo mundo desesperado.

    ResponderExcluir