Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 22 de junho de 2009

Cobra engolindo cobra.

Há poucos anos, durante as festividades alusivas ao santo padroeiro de Várzea-Alegre São Raimundo Nonato, os irmãos Manuel Leandro e Chico António juntaram-se para instalar em sociedade uma barraca para explorar vendas de bebidas e alimentos. Obrigatoriamente, cada um teria que passar uma noitada enquanto o outro descansava. A noite de estréia era do Chico António que embolsou todo dinheiro do apurado. Ao ser rendido do plantão, Manuel perguntou como havia sido a noite anterior, ao que Chico António respondeu: Manuel, o apurado foi muito bom! Mas, já ao final da noite, surgiu um sujeito mal encarado, de chapéu de couro, bêbado e armado, exigindo que eu lhe desse todo o dinheiro. Não tive outra alternativa, entreguei o apurado. Ora! Manuel sabia que se tratava de malandragem do irmão sócio, pois, ninguém apareceu para lhe extorquir dinheiro. Procurou manter a calma, porquanto na noite desse dia, era sua vez de permanecer de plantão. Não havia motivo para se preocupar, como ele mesmo dizia: o bom cabrito não berra. Chico António vindo logo cedo a barraca, perguntou ao Manuel sobre o resultado das vendas da noite anterior. Foi uma beleza, Chico! Só que próximo ao amanhecer, o cabra de chapéu de couro voltou, e levou todo nosso dinheirinho. Cobra engolindo cobra.
A. Morais

3 comentários:

  1. Dessa sociedade entre irmãos, conheço os personagens. O Manuel depois da festa falou que estava esperando a volta do povo, pois cada um que passava dizia, estou indo ali e volto em pouco tempo para tomar uma e não retornava. O Chico Antonio é um polivalente. Que eu conheça já teve pra mais de 50 atividades. Como vendedor tirou um pedido de 20 caixas de sabão para um comerciante e depois de um ano ao se encontrar com o cliente foi inquirido: Chico e o sabão? No que ele respondeu no seu jeitão explicado: Provavelmente não virá mais!

    ResponderExcluir
  2. Amigo Morais, O Sávio me enviou algumas informações sobre o seu trabalho lá no Canadá, ue juntamente com a matéria da revista irei fazer uma postagem, destacando a importância do blog e das informações genealógicas, que tanto eu como você vem realizando. Quase todos os dias pessoas estão me procurando, tanto através do blog como do Orkut, em busca de informações sobre seus famiiares.
    Já passei o seu e-mail para que fique mais fácil a comunicação com você.

    ResponderExcluir
  3. Antonio

    Informe para o Savio que estou as ordens.
    Abraços.

    ResponderExcluir