Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 29 de março de 2017

Cofre de dólares - Por Augusto Nunes.


Não falta mais nada, imaginava na manhã de oito de julho de 2005 o país atônito com o desfile das bandidagens da quadrilha do mensalão. Faltava o caso do dólar na cueca, descobriu-se no fim da tarde. Criminalista de larga milhagem, transformado pela crise em advogado de defesa do governo, o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, acreditava que não se surpreenderia com mais nada. “Também fiquei surpreso”, reconhece ao recordar aquele dia inverossímil. “Eu estava no meio do uma solenidade no Palácio do Planalto quando o diretor-geral da Polícia Federal me telefonou para contar o que tinha acabado de ocorrer no aeroporto de Congonhas”, lembra.“O barulho era grande, demorei a entender o que ele dizia”, conta Márcio. Quando entendeu, demorou a acreditar no que ouvira: “Prendemos em São Paulo um sujeito com bastante dólar na cueca, mais um pouco numa pasta e uma agenda, e pelo jeito ele é muito ligado ao PT”, resumiu a voz do outro lado da linha. O ministro esperou que a cerimônia terminasse e subiu um andar para transmitir ao presidente a notícia espantosa. “Não pode ser’, duvidou Lula. Era aquilo mesmo, confirmou Márcio. O cearense Adalberto Vieira fora capturado quando tentava embarcar para Fortaleza com R$ 209 mil numa bolsa de mão e mais US$ 100 mil escondidos na cueca. ”Quando disse isso, alguém lembrou que havia no palácio um homem do Ceará”, conta Márcio. “O sujeito estava indo embora. Mandamos chamar e o presidente perguntou: ‘Fulano de tal é do PT? Não é do PT, né?’ E o sujeito respondeu: ‘É, presidente’”. Havia mais: o companheiro era assessor parlamentar do deputado estadual José Nobre Guimarães, que era irmão do deputado José Genoíno, que era o presidente nacional do partido e, pelo que já fora apurado, parceiro de Delúbio Soares e Marcos Valério na gerência do esquema do mensalão.

No interrogatório, o passageiro trapalhão alegou que conseguira o dinheiro com a venda de alimentos. A maluquice foi demolida em poucos minutos. Então disse que fizera negócio com um empresário conterrâneo cujo nome ignorava. A fantasia durou poucas horas. Pouco menos que a permanência de Vieira na cadeia. Libertado, entrou na mira da Justiça. Movida pelo procurador da República Márcio Torres, a ação por improbidade administrativa associou o dinheiro na cueca ao pagamento de propinas “por facilitação de um empréstimo concedido pelo Banco do Nordeste (BNB) ao Consórcio Sistema de Transmissão do Nordeste (STN), responsável pela construção de um “linhão” de energia entre as cidades de Teresina, Sobral e Fortaleza”.

Além de Vieira, viraram alvos também o deputado irmão de Genoíno, o presidente do Banco do Nordeste, Roberto Smith, quatro diretores e as empresas envolvidas na transação. Em 2007, graças a liminares concedidas pelo desembargador federal Napoleão Nunes Maia, todos foram excluídos do processo, à exceção de Vieira. Inocentado pela CPI instaurada pela Assembléia Legislativa, Nobre Guimarães mudou de emprego: deputado federal, divide o tempo entre Fortaleza e Brasília. No Congresso, convive com o irmão. Genoíno, afastado da presidência do PT horas depois do escândalo, também conseguiu uma vaga na Câmara.

Adalberto Vieira aguarda o julgamento em liberdade. Demitido do emprego, mora em Aracati, no litoral cearense. Nunca esclareceu a origem do dinheiro, que continua em poder da Polícia Federal. Nem revelou se foi da própria cabeça ou de outra que saiu a ideia de transformar cueca em cofre de dólares.

8 comentários:

  1. Esse governo onde espremer sai pus.

    Ex-senadora Heloisa Helena.

    ResponderExcluir
  2. Caro Morais,
    Às vezes fico imaginando o que os homens de bem do Brsil (ainda existem muitos) pensam deste momento político que estamos vivenciado.
    Aí me lembro da frase do Cardeal Detz: "Quando os que mandam perdem a vergonha, os que obedecem perdem o respeito".

    ResponderExcluir
  3. ....enquanto isso, amigo Morais, no Blog do Toinho de Ponta da Serra, "Lula Receberá Prêmio da Unesco por contribuir para a Paz". E mais uma vez o homem forte dos Estados Unidos rasga elogio ao "Cara"

    ResponderExcluir
  4. Antonio,
    Agora matei a charada... É por isso e outras mais que Obama vem perdendo a popularidade em seu país.
    Quem já se viu colocar um "semianalfabeto" para ser presidente do Banco Mundial?
    O que fez Lula para receber o Premio Nobel da Paz? Fomentar a pouca vergonha no Congresso Nacional? Jogar a sujeira para debaixo do tapete? Se aliar aos piores políticos brasileiros?
    Quando é que o brasileiro vai cair na real? Hein???

    ResponderExcluir
  5. Ver a petralhada defendendo os membros da quadrilha já não nos impressiona há muito tempo. Entretanto, é estarrecedor o prêmio dado pelo povo cearense ao então deputado estadual José Guimarães: elegê-lo deputado federal!
    Só um detalhe a acrescentar: meu ex professor e também ex-desembargador federal Napoleão Nunes Maia hoje é Ministro STJ...

    ResponderExcluir
  6. Amiga Glória, daria o meu canudo pelo saber que tem o "Cara".
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Amiga Glória II

    Li em uma revista conceituada declarações de admiração do Eric Hobsbauwm por Lula,ainda em 2003, Fui ver qual seria sua posição hoje e encontrei. Veja o que diz o grande historiador respeitado por quem é de E/D


    Segunda-feira, 30 de Março de 2009
    Eric Hobsbawm: "Lula é o verdadeiro introdutor da democracia no Brasil"
    Em entrevista publicada no jornal Página 12, o historiador britânico Eric Hobsbawm fala da crise atual e de suas possíveis implicações políticas. Para ele, o mundo está entrando em um período de depressão e os grandes riscos, diante da fragilidade da esquerda mundial, são o crescimento da xenofobia e da extrema-direita. Hobsbawm destaca o que está acontecendo na América Latina e elogia o presidente brasileiro. "É o verdadeiro introdutor da democracia no Brasil. No Brasil há muitos pobres e ninguém jamais fez tantas coisas concretas por eles".

    VIVA A DEMOCRACIA NO BLOG DO SANHAROL!

    ResponderExcluir
  8. Agradeço pelos comentários. Só faltou o professor dizer o que tem a ver carregar dinheiro de corrupção escondido na cueca com democracia. Tem muita razão a roubalheira foi implantada de forma democrática, todos podem exercer-la. A justiça inocenta o parlamentar por falta de provas, o dono do cofre ou da cueca está comendo peixa frito em Aracati. E, o mais interessante : O povo continua votando no parlamentar.


    ResponderExcluir