Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 11 de junho de 2009

Corpus Christi.

A origem da solenidade do Corpo de Cristo remonta ao século XIII. A igreja sentiu necessidade de realçar a presença real do Cristo todo no pão consagrado. A festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV, com a Bula Transiturus de 11 de Agosto de 1264. Para ser celebrada na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes. O decreto de Urbano IV teve pouca repercussão porque ele morreu em seguida. A celebração propagou-se por algumas igrejas, como na Diocese de Colônia na Alemanha, onde Corpus Christi é celebrada desde entes de 1270. Seu oficio foi composto por Santo Tomás de Aquino. Porque a Eucaristia foi celebrada pela primeira vez na quinta-feira Santa. Corpus Christi se celebra sempre numa quinta-feira, após o domingo depois de Pentecostes, aquele das festas da bandeira do Divino,
A. Morais

3 comentários:

  1. Que Deus em sua infinita bondade abençoe a todos. Conceda a todos vida com saude, paz e felicidade.

    ResponderExcluir
  2. Morais:
    Interessante postagem.
    Na festa de Corpus Christi (o Corpo de Deus presente na Hóstia Consagrada). Segundo Dom Eurico: “A Eucaristia vai ao Mundo e o Mundo vai a Eucaristia. No Corpus Christi a Eucaristia sai das Igrejas para abençoar nossas casas, casebres, ruas, ruelas, avenidas, comércios e toda a comunidade” .

    Vale ressaltar que Martinho Lutero – o monge católico que deu início a dissidência protestante com uma igreja, que já se desmembrou em milhares de seitas evangélicas ( e vai continuar se desmembrando a cada semana, parece castigo!) – em 1500 negou essa a presença real de Jesus Cristo na Eucaristia. Até hoje os protestantes negam a Presença Real de Jesus.
    A festa de Corpus Christi tem o mérito de reavivar nas pessoas a importância, a noção e o valor da comunhão. Com o novo catecismo da Igreja Católica são afirmados cinco pontos da Eucaristia.
    - comungar aumenta a nossa união com Cristo;
    - nos separa do pecado;
    - traz unidade à Igreja;
    - nos compromete com os necessitados;
    - une os cristãos.

    ResponderExcluir
  3. Armando.

    Bela mensagem e sabios esclarecimentos. Obrigado.

    ResponderExcluir