Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 19 de junho de 2009

Decisão do STF.

Ontem ouvindo o Programa do Vicelmo Radio Educadora do Cariri via Radio Chapada do Araripe e Blog do Sanharol ouvir uma jornalista diplomada dizer que a classe estava de luto com a decisão do Supremo Tribunal Federal de não exigir diploma para o exercício da função de jornalista. Num pais que os maiores elogios dirigidos ao seu representante maior, o Presidente da Republica são pelo fato de ser um semi-analfabeto é impossível que proíbam pessoas de inteligência prodigiosa de exporem suas idéias por falta de um simples diploma. Não conheço a jornalista em questão, mas duvido que alguém com diploma seja mais jornalista e escreva melhor do que o nosso Osvaldo Alves de Sousa e o Lindemberg de Aquino. Ninguem mais do que estes dois monstros do jornalismo caririense ao lado do Humberto Cabral fizeram por essa classe tão importante no trabalho da informação. Estes senhores tem uma vida toda dedicada a registrar nossa memória e nossa historia. Decisão sabia.
A. Morais

3 comentários:

  1. Em nada a exclusividade qualifica. Sabia decisão.

    ResponderExcluir
  2. O ministros do STF estão certos. a exigência de diploma em Jornalista não passa de corporativismo dos que já dispõe do canudo. O Brasil era o único país do mundo a fazer tal exigência.
    Somos o país do corporatismo. Uma pessoa consegue graduação em Direito mas só pode exercer a profissão de passar em exame do OAB...
    Quanto aos grandes jornalistas do Brasil basta dizer que Carlos Lacerda não tinha nenhuma formatura.
    Igualamente não eram formados em jornalismo: Assis Chateaubriand, Carlos Castello Branco, David Nasser, Euclides da Cunha, e tantos e tantos outros que se destacaram como jornalistas...

    ResponderExcluir
  3. Armando.

    Mais uma vez agradeço sua colaboração. O corporativismo envergonha o pais, especialmente na classe politica.

    ResponderExcluir