Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 19 de junho de 2009

Descompostura do herdeiro.

Assim que começou a leitura de seu voto, Nazareno abandonou o absoluto distanciamento adotado no relatório e indicou qual seria o pedido com duas frases: A primeira de Rui Barbosa: Toda política se há de inspirar na moral. Toda a política há de emanar da moral. Toda política deve ter a moral por norte bússola e rota, de Rui Barbosa.
E a segunda de Dom Hélder Câmara: Que sejamos capazes do máximo de firmeza, sem cair no ódio, e do máximo de compreensão, sem cair na conivência com o mal!
Edmar Moreira assistiu a sessão toda na mesa do conselho, acompanhado de dois advogados e de seus dois filhos. Edmar permaneceu todo o tempo em silêncio. Mas seu filho Leonardo, que é deputado estadual em Minas Gerais, perdeu a compostura ao sair da sala e chamou o relator de "veado". Nazareno ficou enfurecido e pediu que a ofensa fosse registrada na ata.
Apesar do voto bem fundamentado, a aprovação do pedido de cassação de Edmar é difícil, muito difícil. A votação deve ocorrer daqui a duas semanas, por causa de um pedido de vistas. Mas mesmo deputados mais influentes, como Moreira Mendes e Abelardo Camarinha, disseram ao fim da sessão que são favoráveis a uma pena intermediária. Camarinha justificou: "Se fosse assim, metade da Câmara e do Senado seria cassada", disse, para completar em seguida: "Se vai cassar o Edmar por isso, o Sarney vai ser o quê? Fuzilado?".
Lauro Jardim.

Um comentário:

  1. Um irmão do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), foi exonerado, por meio de ato secreto, de um cargo de confiança da Casa. A demissão do escritor e advogado Ivan Sarney saiu só agora no sistema interno do Senado, mas com data de 30 de abril de 2007. Ele se soma a outros seis parentes de Sarney que estão ou passaram discretamente pela folha de pagamento do Senado nos últimos anos, além de dois afilhados políticos. Depois deste afastamento com data retroativa e das declarações do Deputado Leonardo Camarinha de que se cassarem o Edemar Moreira teriam que cassar mais da metade do Congresso e quem sabe fuzilar Sarney podemos afirmar que os eleitores brasileiros devem estar felizes e orgulhoso de serem co-autores dessas praticas indecentes.

    ResponderExcluir