Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 6 de junho de 2009

Dicumer de Inleitor.

Na campanha de 1.962, onde eram candidatos a prefeito pelo P.S.D. o Sr. Acelino Leandro e pela U.D.N. o Sr. Josué Diniz. O empresário Otacílio Correia, cunhado de Acelino Leandro veio a Várzea Alegre para ajudar na campanha. Ocupou a difícil função de tesoureiro para controlar os gastos e as explorações. Faltando três dias para a eleição Otacílio estava sentado no comitê, quando chegou um candidato a vereador pelo distrito de Fortuna (Hoje Ibicatu). O candidato mais mala do que Marcos Valério disse que precisava falar com Otacílio. Fatico Fiusa mandou que ele entrasse e o candidato foi logo falando: Seu Otacílio! Eu vim aqui pidir um dinheiro o Sinhor, prumode eu comprar seis boi pra dá dicumer os nosso inleitor da Furtuna e do Guarani. Otacílio apanhado de surpresa pensou um pouco e falou: Mas candidato! Seis bois abatidos daria para alimentar os eleitores de todo o município. Mais sabe cuma é, né Seu Otacílio? Os inleitor quando vem é trazendo os fi tudim. Mas não dá certo não meu amigo, ta surgindo a febre aftosa no gado e se os eleitores morrerem, vai eu, você e Acelino pra cadeia. Apois ontonse o Sinhor me dá o dinheiro qui eu compro vinte poico e faço o armoço pra eles. Porco também não! Os porcos de Várzea Alegre estão com caroços e se os eleitores endoidecerem, nós também vamos presos. Apois ramo fazer disso. Decar o dinheiro qui eu compro cem bode e encho o bucho deles. Pior ainda. Na carne de criação tem um componente que deixa as pessoas com a memória fraca durante uma semana. E se isto acontecer eles podem votar nos adversários e não se elege nem você e nem Acelino. Apois ramo fazer assim. O Sinhor arruma o dinheiro qui eu compro duzentas galinha a Suarim e dou o dicumer dos inleitor.Você tá ficando maluco candidato? Se você matar essas galinhas, quando for depois das eleições o nosso eleitorado morre de fome sem ter nem o ovo do indez pra comer. Ontonse o qui é qui eu faço prus inleitor cumer no dia da inleição. Faça o seguinte: Você diz a eles que se alimentem da mesma coisa que ele comem nos outros dias, que depois da vitória, Nós vamos fazer uma grande festa lá no distrito e eles vão comer à vontade. Depois desta o candidato foi embora sem levar nem uma avoante, Acelino tirou exatos sessenta e cinco votos no distrito o que correspondia a metade do eleitorado. Perdeu a eleição com uma margem tão pequena, que os votos que o candidato aliado prometia talvez fizesse a diferença. Depois do resultado, nos comentários pós-eleição Otacílio falou: Acelino! Todo o teu eleitorado da Fortuna poderia ser alimentado, apenas com preá. E o prestígio daquele nosso candidato de lá, hoje deve está mais baixo do que confissão de quenga.
Mundim do Vale

6 comentários:

  1. O empresario Otacilio Correia era cunhado de um e genro do outro candidato, portanto a eleição só não podia dar errado para ele, qualquer um que ganhasse ele estava de riba como diziam na epoca. Ganhou Josué Diniz com uma pequena maioria de 42 votos. Essa eleição quebrou a hegemonia da familia Correia que esteve a frente do executivo desde a criação do municipio em 1870. Com excessões dos periodos autoritarios com algumas nomiações. Nessa eleição tambem se elegeu o prefeito de uma chapa e o vice da outra. Na epoca podia votar em ambos os cargos.

    ResponderExcluir
  2. Antonio você está sabendo que Sr. Acelino está de cadeira de rodas? É triste, um homem que toda vida demonstrou a sua força. Por muitas vezes eu estava na casa de Vovó (ali de frente a Chico Belizário do Peixe) e mais ou menos umas 8 da noite ouvia umas pancadas na parece do lado de fora quando saia era Sr. Acelino vindo da Praça dos Motoristas dando murros na parede de lá até a sua residência. Elegancia só quem tinha era ele!

    ResponderExcluir
  3. Rodrigo.

    Um exemplo de decencia e dignidade. Assim é seu Acelino Leandro. Orgulho para todos nós.

    ResponderExcluir
  4. Isso mesmo Morais! Vou lhe contar uma que Chico de Soizão me contou e eu chorei de rir: Antigamente na Praça Santo Antonio só tinha um telefone que era o da casa de Sr. Acelino Leandro. Chico tinha uns parentes em São Paulo e os mesmos ligavam pra casa de Sr. Acelino para falarem com ele. Não sei se você sabe Morais mas a casa de Chico é de frente a casa de Acelino do outro lado da praça. Chico disse que toda vida quando ligavam não precisava nem Acelino chamar na casa dele, ele já ouvia de lá Acelino com aquele vozeirão: "CHICO DE SOIZÃO??? VOU CHAMAR!!!" Quando Sr. Acelino saia pra chamar, Chico já tava no portão: "De São Paulo pra mim?" De acordo com Chico de Soizão até as telhas da casa de Sr. Acelino balançavam.
    Morais se V.A. tem muita história, história tem é o povo da Praça Santo Antonio. Pense num povo folclórico!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Rodrigo

    Não sei se o amigo conhece a birra de Otacilio com seu Acelino. Todo dia depois do almoço quando seu Acelino ia adormecendo Otacilio ligava de Fortaleza. Mas Otacilio voce tem o a manha e a tarde inteiras para ligar e acha de ligar na hora do meu cochilo, não faça mais isso não. Naquele inverno doido que carregou as pontes todas e a cidade ficou ilhada o Otacilio ligou depois do almoço: Acelino atendeu: mas Otacilio tanto que eu já pedir,me deixe em paz. Não, eu quero ter noticia da ponte. Acelino respondeu: A ponte Otacilio o rio levou, foi deixar na Puta qeu pariu, ouviu.

    ResponderExcluir
  6. Morais, disse que quando Luis Correia chegava bêbado seu Acelino desentortava o armador pra ele não armar a rede e dizia: "Este cabra aqui num vai durmir naum" dai chegava Capão irmão de Luiz e entortava o armador e armava a rede: "Deixe ele durmir papai!"
    Eita dois cabras de força!

    ResponderExcluir