Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 29 de junho de 2009

Familias e suas origens - I

Estarei dedicando algumas postagens fazendo algumas considerações e referencias as famílias Alves, Feitosa, Morais e Rego de Asneiros e Duarte, Bezerra, Pinheiro e Menezes de Várzea-Alegre. Os enlaces entre estas famílias foram muitos e destes casamentos descendem grande parte da população de Várzea-Alegre.
Os Feitosas.
Realmente, constituem um grupo parental dos mais poderosos da nossa historia e cuja repercussão sobre as nossas instituições locais de direito publico foi enorme. Pelo numero da sua parentela, dominaram o Ceara – uma província inteira.
Oliveira Viana.
Instituições Políticas Brasileiras.
I, 1949 – pagina 269.
Blog do Sanharol.
Faremos posteriormente algumas postagens pesquisadas no Tratado Genealogico da Família Feitosa de autoria de Leonardo Feitosa – Tio Nado, editado pela Tipografia Paulina em 1952. Estes são os primeiros registros destas famílias, depois de tio Nado o Pedro Gonçalves de Morais, Pedro Tenente também fez os seus registros e por fim uma obra mais completa de autoria de Pedro Alves de Morais, Pedro Piau e Acelino Leandro da Costa, com informações das duas primeiras edições seguindo até as novas gerações. Parabéns para estes pesquisadores.
A. Morais

5 comentários:

  1. Irei fazer algumas postagens com este tema. Vou mencionar algumas personalidade e alguns casamentos entre estas familias. Vai ficilitar o estudo das familias para os historiadores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vicente r de oliveira1 de outubro de 2012 às 07:03

      ola morais voce as familias do sitio varas os bisavo nasce la

      Excluir
  2. Caro Morais,

    Conversei com o estimado Antônio Correia Lima e o mesmo recomendou-me seu blog. Sou sobrinho de Lazaro Pinho que vive em Varzea Alegre e também sou interessado por nossas origens e ja pesquisei algumas coisas interessantes. Assim, gostaria de discutir alguns informaçoes contigo.

    Abraços.

    Savio Morais.

    ResponderExcluir
  3. Amigo Savio.

    É com enorme prazer que vejo esse seu comentario. Somos parentes proximos. Sou um grande amigo do Lazoro Pinho. Conheço um pouco da nossa familia e estou a disposição do amigo para qualquer informação. meu E-mail (moraisenair@hotmail.com)
    Um grande Abraço.
    Antonio Morais.

    ResponderExcluir
  4. vicente renato de oliveira29 de setembro de 2012 às 20:44

    denho muito emtereso nese asunto sou das familias alves de menezes e de oliveira do sapo hoje bomjesus eu tenho tio com 86 anos e mora no bom jesus ele pode enforma muita coisa

    ResponderExcluir