Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 29 de junho de 2009

Familias e suas origens - II

Estas famílias dos Inhamuns eram tradicionalmente católicas. Em cada uma delas tinha um ou dois filhos padres. António de Souza Rego e sua esposa Nazaria, da Fazenda Várzea do Boi, eram os pais de tres sacerdotes. Padre Jose da Costa Leitão, Padre António de Souza Rego e o Padre Benedito de Souza Rego, foto. O padre Banedito de Souza Rego foi o primeiro vigário de minha terra Várzea-Alegre. Nasceu em 08 de Agosto 1832, oudenou-se em 21 de Março de 1963. Foi vigário da matriz de São Raimundo Nonato por um período de 11 anos, de 1864 a 1875, quando viajou para Bahia e não retornou mais a Ceará. Faleceu no dia 11 de Junho de 1899 em Salvador.
A. Morais

8 comentários:

  1. Como falei são dezenas de padres descendentes destas familias dos Inhamuns. Base territorial de Arneiroz, Taua, Saboeiro e Aiuaba. A grande maioria com ligações com o Crato e a Diocese de Nossa Senhora dea Penha.

    ResponderExcluir
  2. Caro Morais,
    O povo Cearense é católico por tradição. Sobre os Inhamuns lembro que temos parentescos com os Feitosa. Papai falava em uma avó de nome Manoela Feitosa, de onde veio o nome dele Manoel. E por falar em Padres conta alguns causos do nosso ilustre Padre Otávio, o Padre casado.
    Abraço,
    Tarciso.

    ResponderExcluir
  3. Amigo Morais, certa vez Dona Irene Brito me falou que você, vez em quando, passava na casa dela para falar sobre famílias. Na época, não imaginei o quanto você entende desse assunto. Por eu gostar tanto, também, de falar sobre as nossas origens é que eu te perdoo nas críticas ao governo Lula

    ResponderExcluir
  4. Sim, falando em padre, quero te dizer que o meu bisavô José Bernardo Vieira, o fundador de Ponta da Serra, nasceu em Várzea Alegre e foi batizado em Lavras pelo padre Claudino Leopoldo Franca Conde, mais ou menos, em 1850. O que você sabe dizer sobre o pe. Claudino?
    Apelo aos varzealegrenses alguma informação sobre a família "Bernardo Vieira" que viveu na região na primeira metade do século XIX.

    ResponderExcluir
  5. Tarciso.

    O seu Pai era mesmo da Gema dessas familias que estou fazendo alguns registros. Logo do Blog no inicio eu fiz uma postagem com foto do Padre Otavio e um cordel do Dr. Savio Pinheiro em homenagem aquele que foi o vigario de todos os tempos, em Varzea-Alegre.

    ResponderExcluir
  6. Antonio.
    Voce está convidado para ir comigo a Varzea-Alegre e de lá até Lavras se preciso for. Talvez encontremos alguns registros de seus antepassados. Obrigado pelas visitas.

    ResponderExcluir
  7. vicente renato de oliveira29 de setembro de 2012 às 20:31

    sou das familia alves menezes de oliveira do sapo eu tenho um tio com 86 anos ele sabe muita coisa e famlia muito grande

    ResponderExcluir
  8. vicente renato de oliveira29 de setembro de 2012 às 20:42

    o meu bisavo era pedro do sapo eu estou montano uma arvoregenelogica eu queria sabe mais do pasado

    ResponderExcluir