Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 1 de junho de 2009

Inês e Pinta.

Raimunda Pinto, era uma Senhora que além de idosa era deficiente visual. O pessoal em V. Alegre chamava na intimidade de Pinta. Ela tinha como guia e companhia a sua neta Inês que ainda criança assumiu a responsabilidade de andar com a sua avó. Inês aprendeu a conduzir a Pinta para os lugares que ela mais gostava. E assim foi gerando uma afeição maior entre avó e neta. O tempo foi passando e Inês foi crescendo sem deixar a companhia de Pinta. Quando completou quinze anos chamava a atenção dos homens pela beleza que tinha: Pernas grossas, cintura Fina, pele limpa e rosto bonito. Para toda parte que ia sempre levava Pinta, não largava a Pinta. E a Pinta por sua vez, só levantava quando Inês segurava. Certo dia Antônio André encontrou-se com as duas e falou para a avó. Pinta! Você tenha coidado cum Inês! “Ela tá ficando muito bem feitinha de corpo e é isso qui os macho quer". Ela já tá sendo prisiguida e você sabe qui fogo perto de algodão o Diabo vem e assopra. Pinta levantou a cabeça e falou: Savexe não Seu Ontõe. Qui eu vou abrir o ôi cum Inês. Eu num enxergo cum o zói, mais inxergo cum a vivença”. Quando Inês começou a namorar a coisa desandou. Ela continuou levando Pinta mas diminuiu os cuidados: Deixava a Pinta se sujar, deixava a cabeça da Pinta bater na janela, deixava a Pinta se molhar na chuva e não tinha o constrangimento de dizer que não podia viver sem Pinta. Depois de um tempo a Pinta amoleceu, ficou adoentada e não saía mais. Inês sempre fiel não largou a Pinta, ficaram as duas morando juntas numa casa. Pinta dormia no corredor e Inês na sala. Numa certa noite Inês tava agarrada com um namorado quando a Pinta gritou: Ou Inês! Tem argum ome dento de casa? Tem não vó. É eu que tou dando a comida do meu gato. Apois você tenha coidado cum gato de duas pernas! Uma vez as duas almoçaram um peba e logo depois do almoço, Pinta pediu a Inês para catar piolhos na cabeça dela. Logo que Inês começou sentiu uma gastura e começou a vomitar. Pinta notou o aperreio da neta e perguntou: Inês o quier qui tu tem? Será qui tu tá imbuchada? Vira essa boca pra lá vó! Isso aqui foi o peba qui fez mal. Pelos meus cálculos se aquele peba sobreviveu, ele deve está hoje com trinta e nove anos.
Mundim do Vale

5 comentários:

  1. Pinta devia ter avisado a Inez que peba era reimoso e carregado. Vejamos há 39 anos como afirma o Mundim já se convivia com situações desumanos deste tipo. Lamentavelmente continuamos a assistir. Ontem vi uma reportagem no Fatastico de uma mãe que vendeu a propria filha por quinhentos reais. Isso em 2009. Lamentavel.

    ResponderExcluir
  2. Ô Morais, peba é o mesmo que tatú?
    Após esses 39 anos ausente, esqueci. rs rs.
    O brasileiro que chegar em Portugal e pedir informação onde é a estação do trem, vai ficar parado a ver navios e perder o trem. Tem que demonstrar que necessita viajar de "comboio". Na terra de Camões algumas palavras tem significados bem diferentes. O tutista desprevenido vai passar apuros, principalmente se alugar carro e seguir as indicações das placas de trânsito nas estradas.
    Já em São Paulo as palavras pinto, pinta tem significados opostos. Aqui é no masculino, mesmo!!!
    Anos atrás, trabalhei numa estatal paulista já extinta, Construções Escolares do Estado de São Paulo.
    Uma senhora não tenho muita lembrança se era cratense ou varzealegrense, após preencher a ficha cadastral visando ser admitida na empresa foi à entrevista. Na hora de falar o nome completo só saia Maria Tereza, outra vez: Maria Tereza. Seguiu-se aquele silêncio, cabisbaixa, muito triste resolveu falar de supetão: Maria Tereza Pinto da Silva!
    Segurei o riso porque estava a ponto de explodir de rir.
    Eita Mundim! E aqueles repentes da época do descobrimento de Brasil que saiu num blog da paraíba? rs rs
    Boa tarde à todos!

    ResponderExcluir
  3. Maria da Glória. Eu não vejo a diferença no cauzo.Pinto era o sobrenome e Pinta era talvez por ela ser esposa de algum Pinto.
    Aquele verso sobre o descobrimento do Brasil, saiu num blog de Mossoró o nome é. Carta de Pero Vaz de Caminha conforme Zé Limeira.
    eu até mandei para o primo Morais,
    mas quem sabe talvez tenha batido na trave.
    Se você não conseguir, me mande o seu endereço eletrônico que mandarei ele e outros via imail.
    Abraço do cariri.
    Mundim do vale

    ResponderExcluir
  4. Mundim do Vale.

    Voce é o maior colaborador deste Blog e eu sou muito grato por isso. Tenho tido muito atenção com os e-mails que o amigo me envia. Há poucos dias mandei formatar o computador e perdir alguns registros. Tenho ainda uns cinco causos seus para postar, se cheguei a ver e não postei deve ter sido porque era muito longo talvez. Peço apenas que acompanhe as postagens, os comentarios dos amigos leitores. Sua popularidade neste blog está boa e eu estou feliz, não tenho ciumes,rsrsrsrs. O Blog é nosso.
    Um abraço
    A. Morais

    ResponderExcluir
  5. Confesso que brinquei ao escrever que a senhora Maria Tereza era cratense ou varzealegrense. Provavelmente era nordestina e por aí não passava por tanto constrangimento.

    ResponderExcluir