Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 9 de setembro de 2023

169 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.


Em 20 de Agosto de l943, foi celebrada a primeira missa na Matriz de Asneiros pelo padre Frederico Nierhoof, Vigário alemão cooperador das freguesias reunidas – Saboeiro e Asneiros, e Missionário da Sagrada Família da Diocese de Crato.

Minha avó Josefa Alves de Morais era muito católica e o Padre Frederico Nierhoff, na condição de Missionário do Seminário Sagrada Família se hospedava em sua residência em Várzea-Alegre, no sitio Sanharol, e juntos percorriam a ribeira do Machado pedindo arroz para o Seminário.

De posse da relação das doações Padre Frederico somava e deixava o meu pai, José Raimundo de Morais, um jovem a época com 21 anos com a responsabilidade de juntar as doações em sua casa. Muitas vezes quando o Padre chegava com o transporte para apanhar, o arroz não estava arrecadado na sua totalidade e o meu pai entregava do dele e ficava aguardando para receber posteriormente a parte dos doadores.

Nasci no inicio da década de 1950, mas conheço essas historias por ouvir o meu pai e minha avó contar.

Padre Frederico foi um grande benfeitor da Diocese do Crato. Quando eu cheguei em Crato  ele atuava nas Igrejas  de São Vicente, São Miguel e na comunidade  de Malhada no distrito de Ponta da Serra.



6 comentários:

  1. Minha avó Josefa Alves de Morais, era muito religiosa. Sua residencia no sitio Sanharol, era frequentada por sacerdotes e freiras, muitos deles ligados a Diocese do Crato. A minha infancia foi marcada por essas benções. De todos o que mais me marcou e quiz bem foi o Padre Argemiro com sua maquina de passar filmes infantis. Tinha um filme da baleia que me deixa saudades ate hoje. Toda essa minha felicidade foi fruto da generosidade de minha avó. Uma abençoada e iluminada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sem motivos, o amigo tem tanto orgulho da sua ancestralidade. Seu pai, ao fazer isto, com tão.pouca idade, deu grande exemplo, as futuras gerações. Parabéns.

      Excluir
  2. Caro Morais:

    Ótima lembrança que serve como pequeno resgate da profícua existência do Padre Frederico Nierhoff.
    Concordo com você: ele foi um dos grandes benfeitores de Crato. Foi vigário da Paróquia de São Vicente Ferrer que tinha grande participação na vida religiosa da Cidade de Frei Carlos. Aquele templo foi praticamente construído por ele. Hoje, Padre Frederico jaz no esquecimento desta cidade, onde prestou tantos e tão relevantes serviços. Somente uma escola (anexa à Igreja de São Miguel, por ele construída) lembra – nos dias atuais – a memória desse dinâmico sacerdote).
    Pouca gente sabe que antes de vir exercer atividades pastorais em Crato (onde viveu por quase 30 anos) Padre Frederico foi vigário de Picos (Piauí), Saboeiro e Arneirós, pastoreando, àquele tempo, também o então distrito de Bebedouro, hoje cidade de Aiuaba.
    Saindo do Crato em 1969, Padre Frederico foi ser vigário de Custódia (Pernambuco) onde renovou a pintura interna e retelhou a cobertura da nave central da Igreja de São José, padroeiro daquela cidade. Apesar do pouco tempo que ali foi pároco, ainda modificou e reformou a Casa Paroquial, comprou o prédio onde hoje funciona a Fármacia Padre Pedro e fundou o Lions Clube de Custódia. Estive com ele, na sua passagem por Custódia.
    Dali saiu para ser vigário da Catedral de Floresta (PE), onde, tempos depois, sofreu um acidente de carro e veio a falecer.

    ResponderExcluir
  3. Armando

    Gostaria que me enviasse por e-mail se for o caso uma outra foto do Padre Frederico já que pretendo postar esse seu comentario na pagina principal do nosso blog.
    Um Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Amigo Morais, Ponta da Serra, também, muito deve ao Padre Frederico, pois, uma das maiores vilas pertencentes ao nosso distrito é a Vila Malhada, onde ele construiu uma capela e várias casas populares. Hoje a comunidade da Vila Malhada é exemplo de organização.
    Noutra oportunidade darei mais informações neste sentido

    ResponderExcluir
  5. Admiro quando encontro aqui pelo Crato, hoje em dia, pessoas de outros países, não imaginava que nessa época passada já residissem por aqui. Legal saber disso.

    ResponderExcluir