Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 10 de junho de 2009

Região Metropolitana do Cariri.

A Assembléia Legislativa aprovou ontem, por unanimidade, a mensagem do governo que dispunha sobre a criação da Região Metropolitana do Cariri (RMC). Com o crivo do Legislativo, foram aprovados também o Conselho de Desenvolvimento e Integração e o Fundo de Desenvolvimento da RMC. Apesar de algumas ponderações, a mensagem foi aprovada sem alterações, como desejava o governo do Estado. Os parlamentares representantes da região, logo que a mensagem deu entrada na Casa, na semana passada, demonstraram interesses diversos em fazer modificações, porém, o líder do Governo, deputado Nelson Martins (PT), ponderou que o Projeto de Lei, antes de chegar à Assembléia, foi discutido entre o governo, o Ministério das Cidades, os municípios da região e mecanismos financeiros internacionais que irão financiar projetos. Ao todo foram quatro sugestões de emendas dos parlamentares. A deputada Ana Paula Cruz (PMDB) gostaria que a nova região recebesse a denominação de Região Metropolitana de Juazeiro do Norte. Vasques Landim (PSDB) e Welington Landim (PSB) queriam incluir entre os beneficiados, os municípios de Altaneira e Brejo Santo, respectivamente. E o deputado Ely Aguiar queria adicionar ao texto da lei que o conselho de desenvolvimento da RMC tivesse reuniões exclusivamente itinerantes. Somente esta última é que foi para plenário, sendo derrubada pela base governista. Nelson garantiu aos deputados que novos municípios serão inclusos na RMC depois.
Fonte: Diario do Nordeste.

9 comentários:

  1. Como falei em bem pouco tempo a RMC sairia. Não há duvida, unidos os municipios vão se fortalecer. Lamentavel apenas o fato do projeto vir de cima para baixo. Deveria ter partido das cidades interessadas ou dos seus lideres.

    ResponderExcluir
  2. Que interessante ver a região ganhar esse status de Região Metropolitana, pois outras do Ceará nem tão expressivas como o Cariri tentam exercer hegemonia diante das decisões do Governo, como Fortaleza e Sobral. Agora, mais ainda, o Cariri estará triunfante!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Gilmar.

    Espero que a criação da RMC seja para desenvolver o conjunto das cidades como um todo sem privilegios para ninguem. Só assim terá sentido.

    ResponderExcluir
  5. Morais, só não entendi porque Varzea Alegre não entrou e cidades que a circulam como Grangeiro, Lavras, Umari (muito longe do Cariri) e Farias Brito entraram, você sabe?
    Veja o Mapa da RMC: http://iguatu.org/portal/wp-content/uploads/2009/06/mapa-regiao-cariri.jpg

    Acho que V.A. está mais pra Cariri do que pra Centro Sul!

    ResponderExcluir
  6. Rodrigo

    Varzea-Alegre sempre pertenceu a região de Iguatu. Não tenho informação como vai ficar já que é um municipio com capacidade suprerior a Farias Brito, Cedro, Lavras de Mangabeira, Granjeiro, Caririaçu, Nova Olinda e Santana do Cariri juntas.

    ResponderExcluir
  7. Morais e Rodrigo,

    De acordo com o que andei lendo, a Região Metropolitana do Cariri será formada pelos municípios de Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha, bem como pelos municípios que lhes são limítrofes: Santana do Cariri, Nova Olinda, Farias Brito, Caririaçu, Missão Velha e Jardim.
    Mas cá pra nós, estou achando que tem muito interesse(que não é para o bem do povo), metido nesse projeto.
    Tomara que eu esteja enganado...

    Abraço,
    Nélio

    ResponderExcluir
  8. VEJAM O MAPA DO LINK QUE ESTOU POSTANDO: http://iguatu.org/portal/wp-content/uploads/2009/06/mapa-regiao-cariri.jpg

    É o mapa da RMC e nele está incluido cidades como Lavras, Grangeiro, Farias Brito e Umari (descordo totalmente). Umari não tem nada a ver com o Cariri, faz parte da região Centro Sul e faz fronteira com a Paraíba. Quem vem de Farias Brito a caminho de Varzea Alegre vê em Umari a cidade mais distantes de todas as citadas. O que eu estranhei e argumentei foi isso, como Umari faz parte da RMC e Varzea Alegre não??? De um lado ela vai até Tarrafas e Campos Sales (com Salitre) do outro até Umari, e se você prestar atenção no mapa da RMC ficou um buraco e cidades circulando este buraco que é justamente Varzea Alegre!
    Um Abraço a todos e bom feriadão (pra quem vai imprensar)!

    ResponderExcluir
  9. Meu Deus, de fato é muito estranho o conjunto de cidades consideradas como pertencentes à RMC! E como questionou o amigo Rodrigo Bezerra, o que pode explicar a não inclusão de Várzea Alegre? E por que outras cidades além de Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha, que de fato formam um único conglemerado urbano, irão compor a RMC? Deve-se acompanhar a efetivação desse projeto, pois pode está acontecendo mais uma das "mutretas" da política deste país, como despertou à essa questão o comentário do amigo Nélio!

    ResponderExcluir