Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 10 de junho de 2009

Utilização de massas.

Integrantes do Movimento dos Sem-Terra permanecem na maioria das 13 superintendências do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, ocupadas na segunda-feira em protesto contra a diminuição dos recursos destinados ao Programa Nacional de Educação em Áreas da Reforma Agrária. O programa é destinado à alfabetização de jovens e adultos e subsidia cursos técnicos e de nível superior para assentados. Seus recursos foram cortados em 62%, de R$ 69 milhões para R$ 26 milhões, de acordo com o MST. A assessoria do movimento informou que a desocupação das superintendências do Incra, responsável pela execução do Pronera, dependerá dos resultados da negociação que está sendo realizada nesta manhã, em Brasília, entre representantes do MST e o presidente do instituto, Rolf Hackbart. Além da recomposição do orçamento do Pronera, as reivindicações incluem a regularização do pagamento de professores e coordenadores e a retomada de parcerias com universidades e escolas para a concessão de novos cursos.
A. Morais

14 comentários:

  1. Uma decisão destas num governo presidido por quem incentivou esses movimentos é um atestado da utilização das massas em proveito proprio. Chupou a laranja joga o bagaço fora.

    ResponderExcluir
  2. É um tema realmente difícil de se fazer uma análise, pois podemos acabar sendo parcial ou até mesmo injusto com alguns... Mas, a verdade é que o Presidente Lula, quando oposição se mostrava muito simpático às causas de muitos movimentos sociais, e não somente o dos "Sem-terra"! Após ascender ao poder sua postura altera-se e verifica-se uma similitude com o discurso e prática de governos neo-liberais que o antecederam. Fica, assim, a difícil questão a ser respondida: o Populismo de fato foi superado? ou podemos classificar posturas como essa do PT, antes e depois de conquistar o poder, como uma manobra das massas populares? (Gilmar Dantas)

    ResponderExcluir
  3. Como se já não bastasse a absoluta nulidade produtiva das terras dadas aos membros desse famigerado movimento às custas de todos nós, o MST ainda quer mais recursos para bancar sua "educação" que de educativa não tem nada, já se trata sim de pura doutrinação. O que ocorre nas aulas das escolas do MST é uma verdadeira lavagem cerebral comunista, destinada única e exclusivamente a engrossar seu exército revolucionário, invasor e destruidor. Para que se tenha vaga idéia do que é ensinado aos alunos de tais escolas, vale dizer que um das datas comemorativas mais festejadas é o do aniversário do "filósofo" alemão Karl Marx, um dos maiores malfeitores da Humanidade, responsável pelo fundamento ideológico dos regimes genocidas que dizimaram milhões, não só pelas armas, como também pela fome, uma vez que a implatação dos princípios comunistas arrasou a produção agrícola dos países que trilharam tal caminho. Triste situação a que vive nosso país, uma vez que um movimento que defende esses ideais deletérios, que aniquilaram tantas nações, é visto por milhões como um verdadeiro ícone da salvação nacional...

    ResponderExcluir
  4. Gilmar.

    Na verdade o tema é complexo. Mas é estranho o tratamento dado por Lula antes e depois de chegar ao poder. No caso recente da fazenda do Dantas no Pará os capangas largaram bala nos sem terrras e nem busca de armas foi feita na fazenda. Isso num estado que O PT governa é quase que inacreditaval.

    ResponderExcluir
  5. Dr. Antonio André.

    Concordo com boa parte das observações mensionadas pelo amigo. Comentario muito bem rasuado e fundamentado. Agradeço, já que esta é o sua primeira visita ao nosso Blog.
    Muito obrigado.
    Abraços.
    A. Morais.

    ResponderExcluir
  6. MINHA OPINIÃO SOBRE O MST

    Eles se escondem atrás da bandeira de uma organização política com o nome de MST. Não têm sede fixa nem estatuto. Seus chefes nacionais nunca são processados ou condenados. Apesar disso, suas ações são criminosas e suas vítimas em potencial, qualquer propriedade, empresa ou centro de pesquisa agropecuária que produza riqueza ou tecnologia.

    Para angariarem simpatia e milhões de reais de repasses do governo federal, eles se disfarçam de defensores da Reforma Agrária lutando em nome de agricultores familiares deslocados de suas pequenas propriedades por implacáveis magnatas do agronegócio.

    São, na verdade, um grupo de espertalhões de esquerda que recruta, manipula e domina pelo poder econômico, e também pela violência, andarilhos,mendigos, desempregados urbanos, ex-presidiários, foragidos da Justiça até pessoas com emprego nas cidades que aceitam engrossar suas fileiras em troca de pagamento.

    Bem disse Liou-Chao-Tchi, secretário geral do Partido Comunista Chinês no Informe de 14 de julho de 1950: “A Reforma Agrária é uma luta sistemática e feroz contra o feudalismo (...) seu objetivo não é dar terras aos camponeses pobres, nem o aliviar de sua miséria: esse é um ideal de filantropos, não de marxistas”...

    ResponderExcluir
  7. Aqui na Universidade de Brasília, está um movimento reinvindicatório, pressionando o novo Reitor para atender algumas exigências de um grupo de alunos.
    Universidade de graça, comida de graça, transporte no campus sem nenhum onus, e moradia da mesma forma, e ainda não estão satisfeitos.
    Tudo é normal e estão com tôda razão, pois a casta precisa ser atendida, e ninguém se levanta para dar uma só linha.
    Quanto aos filhos dos lascados, são bandidos, comedores de criança, e daqui a pouco comedores de religiosos.
    Assistimos essa semana a queda do preço do diesel, e a gasolina não pode acompanhar a queda, porque o Aécio Neves fez pressão para que se aumentasse o imposto para que o seu governo recebesse o repasse.
    Bico calado.
    Antes de crucificarmos o cara, é necessário olhar pra cauda.
    Leiam o Correio Braziliense de ontem, e confiram.

    ResponderExcluir
  8. Arre amigo Morais! até que enfim apareceu o prezado Elmano.
    Obrigado pela visita/ comentário de hoje no nosso Blog.
    Ao amigo Elmano, agradeço pela ultima visita/comentário na minha pg. do Orkut.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns ao Elmano pelo comentário sensato.

    ResponderExcluir
  10. Armando.

    Na verdade esse movimento tem perdido o sentido. Como aves de arribação vivem, trocando de lugares e promovendo anarquia. Dificilmente encontraremos alguma pessoa ligado ao campo e com vocação para agricultura.

    ResponderExcluir
  11. Meu Caro Amigo Elmano.

    Em meu comentario questiono a mundança de comportamento do PT. Quando havia qualquer atentado aos direitos o Senador Suplicy, por exemplo, estava lá no meio, até dormia junto. Hoje Quando os capangas do Daniel metem bala nos sem terras ninguem fala nada. O reforço que foi enviado para o estado está defendendo exatamente a fazenda do homem. Nem uma busca de armas foi feita na propriedade. Quanto ao preço da gazolina o presidente tem força para não atender ao Aecio. Se atendeu está errado e deve ter feito com olho no apoio dele a sua candidata. Há dias que vem cortejando.

    ResponderExcluir
  12. Antonio.

    Todo dia dou uma passanda no seu blog. está muito bom.
    Parabens.

    ResponderExcluir
  13. Minha gente! Quem somos nós para questionar e julgar as atitudes de pessoas e movimentos reinvidicatórios? pelo que percebo todos os que comentaram anteriormente a matéria acerca do apoio de Lula ou o seu não-apoio ao MST nos dias atuais, assim fizeram na intenção de tornar coletiva uma causa de interesse próprio; nada de querer condenar ideologias, movimentos reinvidicatórios e suas causas, pois tanto os que defendem, quanto os que atacam tem seus interesses subjazendo todo o "discursinho" inflamado! Não que o curso universitário de Ciências Políticas hoje é um dos mais complicados e no qual não se encontra boas resoluções em suas pesquisas! Adeus aos ideais iluministas que nortearam tantas transformações no Mundo Ocidental do século XVIII "pra cá"! (Gilmar Dantas)

    ResponderExcluir