Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 12 de setembro de 2023

173 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.


A agenda de Brandão.

02 de Janeiro, Raimundo Brandão fazia um retelhamento na casa de Bizim e deixou um saco de estopa na área. Alberto Siebra e Antônio Ulisses, resolvemos olhar o conteúdo do saco e encontraram : Uma carteira de cigarros BB, uma dúzia de castanha, uma medalha de São Bento, um espelhinho redondo, um anzol, uma rolha de cortiça, um pente flamengo, um cordel de João Grilo, um cordão de rede, uma chinela japonesa com o cabresto quebrado, um pião e um caderno pautado, onde estavam anotados todos os compromissos sociais para o ano de 1.971.

No dia 06 de janeiro eu vou tirar reis mais Punduru e Araújo lá no São Cormo.
Domingo de carnaval eu vou sair no bloco de Oberto. Mais eu num vou mais cum o vistido de Domicila não, pruque o ano passado os minino do alto laigaro foi vaia im neu.
No dia Premêro de abril eu vou contar uma mintira bem grande a Evando de Zé Ginu, qui é prumode eu me vingar dele, qui no ano passado ele fez eu subir a ladeira de Doca de Souza na Carrêra dizendo que a guerra ia pegar eu.

Sexta fêra da paixão eu vou robar o Juda de Raimundo Venanço, pruque ele robou o meu o ano passado.
No fim de máio eu vou pru adijunto de Chico Piau, qui é pra incher o bucho de arroz doce.
No São João desse ano eu num vou mais dançar no Riacho Verde, pruque pode os caba do Monte Alegue queira açoitar eu de novo.
No dia 31 de agosto eu vou acumpanhar a procissão de São Raimundo é discalço e cum uma peda na cabeça, prumode pagar a premessa qui eu fiz pra ficar bom do cobreiro.
No dia 06 de oitubro eu vou pra currida de jumento da prefeitura. Mas esse ano eu vou correr é no jegue Roxim de Zé Inaço.
No dia 02 de novembro eu vou visitar pai no sumitero.
No mês de dezembro eu vou butar sintido na lapinha de dona Zefa, qui pra Pitõe de Raimundo Gibão num malinar mais.

Mundim do Vale.



6 comentários:

  1. Mundim.

    Eu não imaginava que o Brandão era tão organizado.

    ResponderExcluir
  2. Em primeiro lugar, quero falar da falta que senti, das declarações de amor- aos nossos conterrâneos, que você escreve nesse blog, e faz questão de dizer que são simplesmente causos. Que saudade! de Domicilia, sempre que eu ia na Rua, e passava enfrente seu café, ela me chamava, e me oferecia um tijolinho de leite; com Lourdes era a mesma coisa, pois ambas eram muita amigas de meu Pai Vicente,e do meu Paizinho Gibão.Pitõe- Acredito que você não tenha noção, do quanto me faz feliz! com essa homenagem. Em nome de Brandão, e de todas as personagens homenageadas nessa declaração de amor, deixo aqui meus sinceros agradecimento. Abraço carinhoso e fraterno. Fátima Gibão.

    ResponderExcluir
  3. Maria de Fátima, foi para você mesma que eu mandei esse causo.
    houve um tempo que eu tinha receio
    de Pitõe, mas depois o Sr. Dudu
    me ensinou que o meu medo era inprocedente. Depois disso eu me acostomei e perdi o medo.
    Abraço.
    Mundim.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Mundim, você é um querido! Vou me ausentar por alguns dias, por conta de um processo que estou movendo contra a operadora Oi, de comunicações, e também irei tirar uns dias de ferias. Voltarei muito em breve me aguardem. Abraço carinhoso e fraterno. Fátima

    ResponderExcluir
  5. Histórias que fazem a gente voltar no tempo. Muito bom mesmo.

    ResponderExcluir
  6. Filho de pedro moraes ou pedro piau meu grande amigo

    ResponderExcluir