Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 2 de julho de 2009

CRISE-orgulho-arrogancia-prepotencia-poder.

Se o homem, pelo menos uma vez por mês, durante alguns minutos entrasse dentro de si, como ensinava Platão, e procurasse redescobrir-se para surgir um “homem novo”, certamente a humanidade seria hoje bem melhor, pois haveria sempre maior entendimento, e quando há entendimento tudo se torna bem mais fácil.


Mas o homem não age assim e parece satisfeito com as coisas como estão. O que ocorre é que a humanidade tem pressa, na sua desigual luta pela sobrevivência, e o tempo que lhe sobra é empregado em outras coisas aparentemente menos importantes que uma simples reflexão mensal de seu comportamento. Buscar a si mesmo é muito importante para quem quiser vencer na vida e viver em paz, que é o ideal de todas as criaturas humanas. Mas ocorre que muitas vezes o homem tem medo de se redescobrir, e o medo o empurra para o caos. Dentre as muitas formas de egoísmo, o orgulho, a arrogância e prepotência ocupam lugar de destaque e parecem bem instaladas na mente das pessoas deste nosso conturbado e imprevisível século.
O orgulho é o inimigo numero um da humanidade. Temos dois exemplos de comportamentos antagônicos. Francisco de Assis, que abdicou dos prazeres do mundo, trocando a fortuna pela pobreza e pela solidariedade, é bem o que se pode chamar de exemplo de humanidade. Suas palavras, cheias de puro amor, ecoam ainda hoje em todo o mundo, mais de oitocentos anos depois de sua morte. A oração a ele atribuída é uma das belas paginas da literatura mundial. Ele se coloca dentro da dimensão de sua pequenez humana e recorre a Deus, pedindo que haja amor onde houver ódio: que haja paz onde houver intriga: que haja luz onde houver trevas e caminha por aí, pedindo o que for de melhor para seu próximo.

O seu espírito de doação emociona quando ensina que é dando que se recebe e que é morrendo que se nasce para a vida eterna. Contrastando com a humildade franciscana, a historia nos mostra, de corpo inteiro, o orgulho mussuliniano. Seu grande erro, o desastre total dos italianos foi sua submissão a outro louco chamado Adolfo Hitler de cuja memória se envergonha a humanidade. Toda empáfia, todo orgulho e toda grandeza do simples professor primário que se transformou no maior ditador europeu por mais de 20 anos, acabaram confirmando o pensamento de Young: A fortuna dos ricos, a majestade dos reis, o orgulho dos poderosos tem o mesmo fim. Sua memória é hoje lembrada com tristeza porque a seu povo ele fez mais mal do que bem.
No verso de sua fotografia, estava escrito “se eu avançar, segui-me; se eu morrer, vinga-me; se eu trair, mata-me”. Na verdade, depois de muitos sacrifícios e humilhações, a Itália não seguiu a Mussolini que ainda tentou avançar. Foi morto por sua própria gente que o linchou e o dependurou num poste ateando fogo ao cadáver.
Quem colhe, somente colhe aquilo que planta. Os americanos semearam ódio, guerra, e o dinheiro gasto com as bombas jogadas nas cabeças indefesas dos afegãos e iraquianos está fazendo falta a sua economia e atrapalhando o mundo. Enquanto a humildade triunfa, o orgulho leva a nada, e todos, um dia, estaremos sob uma pedra fria enfeitada por um epitáfio com as indefectíveis palavras: aqui jaz.

A. Morais

3 comentários:

  1. Muitos cordeiros, sem o preparo espiritual para o poder do cargo se transoformam facilmente em lobos e nunca observam que estão atropelando e destruindo sua historia pela vaidade.

    ResponderExcluir
  2. você me lembra Gilberto Freyre; o sonho dele era ser orientador espiritual: mas descobriu logo quê a grande maioria dos lideres espirituais, travestiam-se de cordeiros, sendo os mais vorazes dos lobos. Quem dera se dois por cento dos que se dizem orientadores espirituais fizessem como São Francisco de Assis, Madre Tereza, Padre Frederico Nierhoff. Mas a humanidade vivi numa corrida desenfreada em busca de poderes, e riquezas; confirmando o pensamento de Young como você bem lembrou.Graças a Deus! isso está mudando, embora tímido,lento e restritos o que Patão ensinou.Ficando esta árdua tarefa, aos verdadeiros orientadores espirituais e de vida, os pais: que por sinal necessitam de ajuda de um bom Terapeuta Holistico,Psico terapeuta, Parapsicologo, ou outro profissional habilitado a fazê-lo. Isso só acessível a população de bom poder aquisitivo, pois poucos fazem como Andrew Carnegie, Luther Burbank,Henry Ford,Tomaz Alva Edison,e Napoleon Hill entre outros, que não tiveram duvidas em doar ao povo Americano, e parte do mundo,grande parte de suas fortunas, que consiste na filosofia da realização individual de todas suas riquezas que foram acumuladas, como alcançar a felicidade completa por meio das "12 Riquezas da Vida" A Chave Mestra das Riquezas. Titulo do Original Norte Americano: THE MASTER-KEY TO RICHES.Filosofia essa que adotei, e passo com prazer. Disse um grande filosofo:" cheguei à conclusão de que a aceitação da pobreza ou a aceitação da falta de saúde não passam, um e outro de confissão de falta de Fé". Fazemos alarde da proclamação da nossa Fé, mas as nossas ações desmentem as nossas palavras. A Fé é um estado de espírito que só se pode tornar permanente pelas ações. Acreditar somente não basta, pois conforme disse o grande filosofo,"a Fé sem trabalho é coisa morta". A lei da Força de Habito Cósmica é criação da própria Natureza. é o único principio universal que faz que a ordem, o sistema e a harmonia se exerçam no funcionamento total do universo, desde a maior estrela que pende dos ceús até aos menores átomos da matéria.No entanto sem esquecer de que Deus todo poderoso, é o comandante, e quem está no leme.E mais, só existe um caminho, e é através dele que se chega em qual quer lugar desejado Jesus Cristo! e seu ajudador o Divino Espírito Santo. Fátima

    ResponderExcluir
  3. Maria de fatima.

    Este seu comentario primoroso é o complemento que faltava ao texto. Como ninguem voce expressa o sentido da vida. A humildade vence, o orgulho não leva a lugar nenhum. Obrigado pela colaboração.

    ResponderExcluir