Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 17 de julho de 2009

Dona Romana faz 100 anos.

Parabens Dona Romana.

17/07/09 - Várzea Alegre - Maria Romana Ferreira de Sousa, filha de Raimunda Ferreira de Sousa e Romão Ferreira de Sousa, nasceu no dia 9 de julho de 1909, em Várzea Alegre. Casou-se em 31 de julho de 1930, com Raimundo Bernardino de Sousa. Tiveram cinco filhos, mas só está vivo Francisco Jacinto de Sousa, todos os filhos receberam o nome de Francisco pela devoção que ela tinha ao santo. Foi cantora sacra da igreja durante setenta anos. Iniciou aos quatorze anos e a primeira missa cantada foi na Capela de Santo Antônio, celebrada pelo padre José Otávio. Neste dia 9, completou 100 anos de existência, lúcida, espirituosa e ainda com muita devoção a São Raimundo Nonato. O Blog do Sanharol não poderia deixar de se congratular, juntamente com a irmandade religiosa, a lembrança, a afirmação e a luta desta figura de mulher, por este acontecimento, como marco da presença da mulher no registro da história de Várzea Alegre. A missa em ação de graças foi celebrada domingo, dia 12, às 16h, em sua residência, à rua José Alves Feitosa.
A. Morais

4 comentários:

  1. Romana.
    Parabens.

    Gostaria que soubesse que o que mais me traz saudade são as lembranças das novenas de São Raimundo. Ainda menino, pegado na mão do meu pai, com medo dos fogos de Chico de Carrinho, olhava para o coro e via Mestre Antonio, Prejo, Mestre Chagas, João Batista , Romana e Milita cantando e tocando a ladainha de São Raimundo. Nada me dá mais saudades. Parabens Romana, que Deus lhe dê saude e muita paz. Voce merece.
    A. Morais

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Romana, quanta saudade e gratidão pela Mulher e amiga que és, minha e de toda minha família. Deus te conceda muita saúde, paz e lucidez para continuar com sua missão neste planeta Divino. Abraço carinhoso e fraterno da amiga e conterrânea. Fátima Gibão

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Romana, eu sou um conterrâneo que menos pode esquecer você. Pelo menos 56 desses
    seus 100 anos eu acompanhei de muito perto, sejam nos cantos da igreja,na sua calçada ou na sua casa.
    Também sou seu bom vizinho.
    Se Deus foi generoso com você, foi por merecimento.
    Raimundinho Piau.

    ResponderExcluir
  4. Parabens Dona Romana, nossa centenária! Quanto as novenas e salvas de São Raimundo, lembro me de uma história contada por meu pai que deve ser de dominio público. Quem é conhecedor da Festa de São Raimundo (estou no Doutorado em Festa de Agostopia) sabe que enquanto rola a novena ou a salva fica um fogueteiro atrás da Igreja soltando fogos (principalmente quando a esmola é grande, ai sai uma bateria de 60 tiros). Certa vez estava lá o fogueteiro soltando os fogos da salva no pingo do meio dia. Um matuto da Zona rural chega e o pergunta: "Que diaxo é isso?" querendo saber o que era aquilo que subia e estourava no céu. O fogueteiro respondeu: "Ignoro!" então o matuto solta: "Eita ignoro bunito da peste!"
    DUVIDO EXISTIR HOJE UM QUE NÃO SAIBA O QUE SÃO FOGOS DE ARTIFICIO, POIS CADA EVENTO POLITICO É UMA BATERIA DE 120 PRA CADA PALAVRA! ABRAÇO A TODOS!

    ResponderExcluir