Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 1 de julho de 2009

Engenho de fornalha a antiga.

Muitas historias existem que podemos contar, mas não podemos escrever. São causos que apesar de inocentes e inofensivos podem ser entendidos por parentes afins como ofensas ou coisa que denigram as imagens de seus autores. Tivemos certa época um padre em Várzea-Alegre muito popular, caridoso, humano, que visitava em lombos de animais todos os doentes da jurisdição da paróquia de São Raimundo Nonato. Não revelo o nome deste sacerdote nem sob tortura, até porque não há a menor necessidade de fazê-lo. O padre visitava as feiras livres, passava de banca em banca abençoando os mercadores, aconselhando-os e criticando também quando necessário. O Senhor João Saraiva, homem bom, justo, trabalhador, proprietário de engenho, residente no sitio Brejo produzia uma rapadura preta e as vendia nas feiras livres semanais, e, era criticado severamente pelo vigário. Sempre que o Padre se aproximava já ia dizendo: Seu João o povo está dizendo que essa rapadura é preta assim porque o senhor não tira o olho da cana! Seu Vigário, nem tudo que o povo fala é verdade, respondia seu João de modo solicito. Noutro dia o padre repetiu, ao aproximar-se da banca: seu João o povo está dizendo que essa rapadura do Senhor é preta assim porque o Senhor não tira a tiborna da garapa! Seu vigário, nem tudo que o povo fala é verdade. Nessa lenga lenga seu João foi perdendo a paciência e o respeito pelo padre. Noutro dia, quando o padre se aproximou seu João se antecipou: Seu vigário o povo está dizendo que o menino que “Fulaninha” está esperando é filho do Senhor! É verdade? Seu João nem tudo que o povo fala é verdade, respondeu o padre saindo de fininho, pela tangente.
A. Morais.

5 comentários:

  1. A foto desta fornalha vai ter uma serventia.

    O Mundim do Vale vai lembrar o Engenho de Jose Cardoso no Gravié. Maria de Fatima Bezerra vai retornar aos tempos dos engenhos de Clicerio e João Bilé do Coité. Carlos Esmeraldo vai lembrar o Engenho Pau Seco e o velho Sulino com suas lorotas e Maria da Gloria vai se sentir criança nos engenhos dos pés de serra do Crato, já que seus ascendentes todos eram proprietarios de engenho de rapadura. Boas lembranças.

    ResponderExcluir
  2. Morais, é verdade, voltei aos tempos de criança. São tantas e tão boas lembranças guardadas, a primeira que veio-me a mente foi minha avó sair na soleira da porta para implorar à Santa Clara que a chuva parasse para a bagaceira continuar alimentando a fornalha. Inúmeras vezes presenciei a chuva parar, de imediato, e o sol reaparecer. Jamais esqueci a oração pedindo para Santa Clara clariar o dia.

    ResponderExcluir
  3. É vero morais. Eu melembrei com saudades dos engenhos de: João Bilé, Glicério,Zé Carlos e Zé Cardozo. A postagem também me provocou a lembrança do ingé véi
    onde não tinha rapaduras, as rapas
    lá eram outras,
    Valeu a lembrança.
    Mundim.

    ResponderExcluir
  4. Corigindo
    É vero Morais. Eu me lembrei com saudades dos engenhos de: João Bilé,Glicério,Zé Carlos e Zé Cardozo. A postagem também me provocou a lembrança do ingèm véi onde não tinha rapaduras, as rapas lá eram outras.
    Valeu a lembrança.
    Mundim do vale.

    ResponderExcluir
  5. Meu Deus! Morais, é verdade, passei muitas ferias maravilhosas no coité na casa de Tônia Brito, e íamos para o Engenho puxar alfinim, e fazer cachos de flores desse gostoso doce; e eu ficava inventando bichinhos de alfinin.No Gravié era minha primeira parada no tempo de moagem: pois era lá que mora o saudoso e querido Tio Jovino ( Tio do meu Avô) a quem chamávamos de Pai Velho. Homem simples, pacifico,e de grande sabedoria; com quem aprendi muitas coisas boas. Morais, como faz bem relembrar esse tempo. Com o coração cheio de saudades! deixo meus sinceros agradecimento às Famílias Bilé, Brito, e especial à você meu amigo querido, pela sua generosidade, Deus te pague. Abraço carinho e fraterno. Fátima

    ResponderExcluir