Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 8 de julho de 2009

O ouro da Fortuna.

No tempo da descoberta do ouro da Fortuna, Várzea Alegre perdeu a tranqüilidade de cidade pequena. Na corrida do ouro apareceu gente de toda parte do Brasil. Era jeep, pic-up e rural chegando toda hora na cidade. Meus conterrâneos já estavam com diversos projetos de mudanças para o desenvolvimento da região. Mudar o nome da pensão de Leontina para: Hotel Vale do Ouro. Instalar uma emissora de rádio com o nome: Estação do Vale. Fundar o jornal: Diário do Vale. Construir o teatro: Gaurani, da Fundação Papai Raimundo. Mudar o nome de Várzea Alegre para: Várzea Dourada. Construir um viaduto na Vazante. Criar a orquestra sinfônica do mestre Antônio. Montar o banco Fortuna. Foi tanta especulação que a história do ouro chegava a toda parte do Brasil. Na época eu estava em Fortaleza e passando na Praça do Ferreira, escutei uma discussão entre torcedores do Fortaleza e Ceará. Mais ou menos assim: Vocês vão ver! O Ceará vai comprar dois jogadores do Santos, aí respeite o timaço que vai ficar. Com que dinheiro? Será que é com o ouro da mina da Fortuna, lá de Várzea Alegre? Depois que a mina foi explorada, toda a produção do ouro só deu pra colocar um dente na boca de um cigano.
Mundim do Vale.

Um comentário:

  1. Mundim.

    Voce já pensou esse ouro todo na mão do Valeriano. Ele ia embora para Lardanha. Voce sabe onde fica a Lardanha. Sabe a distancia de Varzea-Alegre. Farei uma postagem explicando.

    ResponderExcluir