Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 23 de setembro de 2023

189 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.


Chico Danga chegou puxando fogo e ajoelhou-se no pé do altar de São Raimundo. Falando baixo começou a fazer um pedido ao santo, Nos seguintes termos: São Raimundo o seguinte é esse: - Eu nunca pidi nada o sinhor mais agora eu priciso dum adigitoro. É pruque eu quiria uma graça prumode laigar a cachaça.

Eu num agüento mais, toda vez qui eu bebo Oliveira Danta se dana pra açoitar eu. Se o sinhor me der essa graça eu prometo qui no dia 21 de agosto eu pego a sua bandeira e me assubo na torre da igreja mais Amélia minha irmã prumode nós trepar de graça lá inriba.

Mãe tombém mandou dizer qui se o sinhor me der essa graça ela manda cinco galinha pro Pade Otavo butar no seu leilão.

Pai, mãe e Amélia vão ficar muito agradicido cum o sinhor. Tem mais uma coisa qui eu vou contar o sinhor, mais é segredo, vai ficar só pra nós dois, num vá contar os oto santo não viu? É assim. A maior vontade qui eu tenho de laigar esse viço, é pruque abasta eu tumar um copo de zinebra, seu Ontõe Costa bota eu na cadeia.

Se fosse só cadeia num tinha nada não. Mas meu santo sabe aquela roça de mi qui tem detrás do motor do véi Diceu? Sabe, num Sabe?

 Apois! Aquela roça é de Seu Ontõe Costa, qui é o delegado aqui de Rajalegue. Toda vez qui ele prende eu, no oto dia bota pra eu trabaiá limpando ela, dizendo ele qui é prumode eu pagar a carceraje.

Pru conta disso num me dar nem um girmum de leite prumode eu cumer mais pai, mãe e Amélia. Esse negoço ta dereito meu São Raimundo?

Mundim do Vale.



3 comentários:

  1. Mundim.

    Não sei se voce lembra. O Joaquim Eufrasio, dos lados da Boa Sorte, junto com um sobrinho assassinaram uma irmã para roubar os seus pertences. Tanto Joaquim como a irmã já pássavam dos 70 anos. O Jaquim passava o dia trabalhando na enxada limpando as ruas e a noite na cadeia. Os direitos humanos na epoca eram negados. Coitado do Chico Danga.

    ResponderExcluir
  2. Mundim, lembro muito, de toda essa gente que eu cresci vendo pai ajudar. Chorei num misto de saudade e pena... obrigada meu amigo, por lembrar desses nossos conterrâneos humildes e sofridos, com tanto carinho. Abraço carinhoso e fraterno. Fátima

    ResponderExcluir
  3. Morais, esse crime qaue você fala, eu trabalhei no processo quando era meirinho-mor da comarca da nossa terra. As pessoas envolvidas eram os Eufrázios do sítio Fundão.
    A vítima como era moça velha, era
    conhecida como a moça do Fundão.
    Por isto eu escrevo as semelhanças:
    No Río tinha a garota de Ipanema.
    Em Várzea Alegre tinha a moça do Fundão.
    No Río tinha Maria Pêra
    Em Várzea Alegre tinha Teresa Oiti.
    Abraço para todos do blog.
    Mundim

    ResponderExcluir