Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 28 de julho de 2009

A teima de Padre Vieira com o poeta Zé Limeira - I

Zé Limeira a viajar
Rimando por este mundo,
Certa vez foi esbarrar
Na terra de São Raimundo.
Com a viola de lado,
Foi cantar lá no mercado
No seu jeitão natural:
Eu rimo filosomia,
Nos quelé da juvenia
Etcetra e coisa e tal.

Padre Vieira chegou
Escorou-se na esquina,
Quando Zé Limeira olhou
Avistou só a batina.
O poeta deu um riso
E rimou de improviso:
Eu tou vendo um movimento.
Se não for um anum preto,
Pendurado num graveto
É o Padre do jumento.

Limeira:
Aqui quem canta é Limeira
Doutor em pidofilia,
Chegou o Padre Vieira
Pra benzer a cantoria.
Não olhe assim desse jeito,
Que o meu verso é perfeito
E a minha rima é completa.
Não precisa acanhamento,
Se o Padre benzeu jumento
Porque não benze um poeta?

Padre Vieira:
Zé Limeira se comporte
Não rime essa Heresia,
O jegue foi o transporte
De Jesus e de Maria.
O jumento é nosso irmão,
Mas você não tem noção
Dessa grande afinidade.
Pode fazer sua rima,
Mas não ofenda a doutrina
Nem agrida santidade.

Limeira:
Se o Senhor Padre Vieira
Quiser um jegue decente,
Vá à serra do Teixeira
Que lhe dou um de presente.
O Padre pode montar,
Mas não é bom açoitar
Nem falar alto com ele.
Jumento é a besta fera,
O bicho não considera
Nem a jumenta mãe dele.

Padre Vieira:
Eu não sou o seu parceiro
Seu poeta sem pudor,
Você é um violeiro
Eu sou um Padre escritor.
Se eu valorizo o jumento,
É porque meu sentimento
Tem o nível humanitário.
Gosto mais do animal,
Do que gente sem moral
Que não respeita vigário.

Mundim do Vale.

2 comentários:

  1. Na decada de 1980 recebi por duas vezes o meu conterraneo Padre Vieira em minha casa. Estava na presidencia do Lions Club de Crato-Centro e nas reuniões de Diretoria recebemos o vigario para divulgar o seu projeto de defesa do Jumento. Grande padre Vieira.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Mundim, você é dez! Eu era ainda muito menina quando tive o prazer de conhece-lo em casa de dona Balbina sua irmã. Ficava um pouco cismada de ser irmã de um jumento, mas agora com a ótica que tenho, brigo com quem disser o contrario. Abraço carinho e fraterno. Fátima

    ResponderExcluir