Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 30 de julho de 2009

A teima de Padre Vieira com o poeta Zé Limeira - III

Limeira:
Eu cantando em Rajalegue
Meu verso sai de primeira,
Nem mesmo o Padre do jegue
Assusta o nêgo Limeira.
Viva o escrivão Dudal,
Viva Zé de Lourival
Viva a folha da urtiga.
Viva o Alto do Tenente,
Viva a Rua São Vicente
Viva o terço da Formiga.

Padre Vieira:
Você agora rimou
Somente com gente boa,
Porém não impressionou
Com essa mistura à toa.
Seu verso não tem valor,
Deixe de ser cantador
E vá amansar jumento.
Não vai haver prejuízo,
O jegue não tem juízo
E você é bem carente

Limeira:
Eu agora tou zangado
Porque o Padre apelou,
Me chamou de abilolado
E abilolado eu não sou.
Comparando Zé Limeira,
Com um lopreu da ribeira
O Padre tá apelando.
Eu não gostei da proposta,
O jegue também não gosta
Mas eu respondo cantando.

Padre Vieira:
Você responde cantando
Sem ter nenhum argumento,
E eu respondo rezando
Pelo novo testamento.
Nós dois somos diferente,
Você é cobra serpente
E eu sou pastor de rebanho.
Só quando Deus nos chamar,
É que nós vamos chegar
Os dois do mesmo tamanho.


Zé Limeira:
Viva compadre e comadre
Viva o novo testamento,
Viva o jumento do Padre
Viva o Padre do jumento.
Viva o Padre Antônio Vieira,
Viva Deus, viva Limeira
Viva o menino Jesus.
Viva o jumento também,
Que se escondeu em Belém
Pra não carregar a cruz.

Padre Vieira:
Poeta você pecou
Quando fez essa mistura,
Porque você colocou
Criador e criatura.
O jegue tem seu valor,
Mas longe do criador
Não faça essa misturada.
Jesus, José e Maria,
Andaram de jegue um dia
Mas a missão foi sagrada

Mundim do vale.

2 comentários:

  1. O Mundim se esmerou, para falar do Padre Vieira. Deu o recado direitinho. Parabens.

    ResponderExcluir
  2. É meu amigo Mundim, você fez bem bunitim, isso pra nóz tem valô: eu vou rezâ pro sinhô ti cubri de saude graça, que pra nóz, si incontrar na praça, na festa do Padroeiro; Não vai ser em Fevereiro, é logo no mes qui vem:espero qui Padrim Marais Vá tambem,com sua amada Nair, que é pra gente dicidir: si eles serão meus padrim, na festa de são João, selado entre mim e meu amado, essa feliz união. Aqui deixo registrado um abraço bem apertado, da conterranea distante. Maria de Fatima Gibão.

    ResponderExcluir