Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 19 de julho de 2009

Tó - indo e voltando.

No inicio da década de 60, o meu pai acertou com o mestre Antonio Flandeiro, maestro da Banda de Musica de Várzea-Alegre, a época, para me dar umas aulas de musica. Eu estava com l0 anos de idade e descia do Sanharol para cidade sozinho com um medo danado. Mestre Antonio era muito amigo do meu pai e era um grande musico. Todos os seus filhos eram músicos também. O mais acanhado de todos eles era o José, rapaz velho e que além de meio encabulado era um misto de fanho com gago e tato. Logo no segundo dia mestre Antonio fez uma viagem, foi consertar uns tubos de armazenar legumes no sitio Varas de propriedade do Clicério Gomes de Morais. Deixou para me atender como professor o José e nós iniciamos a aula.
Num caderno, com a escala musical feita com uma régua estavam distribuídas as sete notas musicas. Como bom professor substituto Jose começou a explicar a lição: Tó! E eu como único aluno para me superar respondia: Tó. Ele explicou: olhe, quem diz tó é eu que sou tato e gago, você diz é tó, e eu repetia tó. Nessa arenga suspedemos a aula e esperamos a volta do professor titular na outra semana. O TÓ de Jose correspondia à primeira nota musical; dó.
Noutra ocasião, a banda de musica estava animando uma partida de Futebol no Estádio Juremal. A seleção de Carius fez o primeiro, segundo e terceiro gols. Depois do terceiro gol não havia mais ambiente para as marchinhas e dobrados do mestre Chagas. Então o Jose, o fanho, gago e tato disse para os companheiros da banda: Mirlinos! O noto nedosso é ir se estapulindo de gavasim. Os músicos saíram um por um com o instrumento pendurado na mão, bem como toda a torcida presente ao estadio.
A. Morais.

2 comentários:

  1. O Que consegui aprender com Jose não dava para tocar pandeiro. Sempre foi muito rude o meu lado musical. Embora goste muito de uma boa musica.

    ResponderExcluir
  2. Parece que se você vivesse da musica estaria passando fome hein Antonio?

    ResponderExcluir