Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Burro dado não se olha os dentes.

O Sr. Pedro Mendes precisando fazer uma viajem de Várzea Alegre a Carius, pediu um burro emprestado ao Sr. Pedro Beca. Para não abusar foi pedir os arreios ao Sr. Matias que era irmão de Pedro Beca mas que não havia um relacionamento amistoso entre os dois. Retornado da viajem Pedro Mendes foi devolver primeiro os arreios ao Sr. Matias. Quando desafivelava os arreios e agradecia, o Sr. Matias perguntou: De quem é o burro? É de Pedro Beca. O Sr. Matias com a voz trêmula disse: Espere, você teve a coragem de botar os arreios meus num burro do Pedro Beca? Pois vá devolver com arreios e tudo. Porque arreios meus não andam em burro de Pedro Beca não. Pedro Mendes dirigiu-se a casa de Pedro Beca para devolver o burro quando tirava os arreios e agradecia, Pedro Beca perguntou: De quem são esses arreios tão bonitos? São de Matias! Pedro Beca com ódio explícito disse: Voce teve a coragem de botar uns arreios de Matias num burro meu? Pois devolva com burro e tudo. Porque burro meu não calça arreios de Matias não. Pedro Mendes ficou com o burro e com os arreios para não ser o burro deste causo.
Mundim do Vale

3 comentários:

  1. Mundim.

    É cerdade. O relacionamento não era nada cordial nem amistoso. E um deles, o Matias foi o Delegado Civil por muitos anos em Varzea-Alegre.

    ResponderExcluir
  2. Oh! Mundim, eu conheci os três homenageados; e fico imaginando a situação... mas quem se deu bem, foi Pedro Mendes.Abraço da conterrânea Fátima.

    ResponderExcluir
  3. olá meu nome é Raimundo mendes correia neto, o nome do meu avó é Raimundo mendes correia e o seu pai se chamava Pedro mendes e morava em várzea alegre, você sabe me dizer se este Pedro da historia se trada do meu tataravô ?

    ResponderExcluir