Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 18 de agosto de 2009

Cel Filemon - Um mestre na arte de fazer politica - Por A. Morais

Um dia um correligionário lhe trouxe a terrível noticia: no sitio Cipó dos Tomaz havia uma família que não podia nem ouvir falar em seu nome. No outro dia, o Cel Filemon chamou o motorista e disse: abasteça o carro que nós iremos fazer uma visita no Cipó dos Tomaz, preciso falar com os familiares de fulando de tal. O motorista conhecia a historia de intolerância daquela família com o Cel. Filemon, mas não discordou e, no outro dia cedinho chisparam para o Cipó. Quando estacionaram o carro a Dona da casa deu uma rabissaca e embocou casa a dentro no que foi seguida pelas filhas e filhos. O dono da casa ficou com a cara amarrada igual a um touro nelore. O Cel Filemon deu bom dia, se aproximou, deu a mão e foi direto ao assunto: Meu amigo, eu soube que você tem uns filhos muito inteligentes e responsáveis, eu estou precisando de duas pessoas com estas qualidades para trabalharem comigo na prefeitura e por essa razão aqui estou para lhe pedir estes préstimos. A seguir, já se ouviu o cocoricó do capão cevado nas mãos da mãe dos rapazes sendo sacrificado para o almoço. Os rapazes já queriam vi para o Crato no mesmo dia no carro com seu Filé e, o pai se tornou o maior cabo eleitoral a partir do mesmo dia.
Por A. Morais

4 comentários:

  1. No fato de ver os proprios interesses está a causa do fracasso da atividade politica. Tudo que se observa, hoje em dia, tem um patrocinador: o povo.

    ResponderExcluir
  2. Morais, o Cel. Filemon era muito amigo do meu avô Cícero Pinheiro. Eram também primos legítimos e cunhados. O primeiro casamento do meu avô foi com sua irmã Tereza.
    Se não estiver enganada, Filemon Fernandes Teles,(Tio Filé) foi um dos últimos "coronéis" do Nordeste.
    Mas como você tão bem descreveu era um homem de paz.

    ResponderExcluir
  3. Maria da Gloria.

    Conheci o Cel Filemon Teles, foi meu cliente no Banco. Homem honrado, educado e de uma brandura especial. Foi um dos filhos do Crato que maior prestigio desfrutou na area politica. O seu exemplo deveria ser seguido pelos de hoje.

    ResponderExcluir
  4. Maria da Gloria.

    Conheci o Cel Filemon Teles, foi meu cliente no Banco. Homem honrado, educado e de uma brandura especial. Foi um dos filhos do Crato que maior prestigio desfrutou na area politica. O seu exemplo deveria ser seguido pelos de hoje.

    ResponderExcluir