Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Festa de São Raimundo Nonato - Por A. Morais

Com a proximidade da festa do Padroeiro São Raimundo Nonato, a partir do próximo dia 20 de Agosto, nunca é demais repetir a historia, a origem da Paróquia e a devoção pelo santo. No lugar onde hoje está edificada o Santuário, ficava a casa de Raimundo Duarte Bezerra, Papai Raimundo. Junto com sua esposa Teresa Maria de Jesus, adaptaram um quarto da casa e improvisaram um pequeno altar, que depois de bento pelo padre, servia de local para as orações. Naqueles tempos, haviam muitos óbitos na hora do parto, e, sendo São Raimundo o protetor da gestante, foi escolhido para padroeiro da localidade. De seis em seis meses, recebiam a visita de um Padre, vindo da cidade de Icó, que passava, nunca menos nem mais do que três dias. No primeiro dia fazia os casamentos, no segundo dia os batizados, e no terceiro e ultimo dia encerrava a visita com as confissões e a celebração de uma missa. No local foi construída a primeira igreja, posteriormente demolida e edificada a atual matriz. Há uma controvercia de que uma imagem de São Braz foi confundida com São Raimundo por um bom tempo. Corrigido o engano, o que antes era matriz, hoje é o Santuário de São Raimundo Nonato. Recebi do prezado amigo e primo Mundim do Vale, um cordel narrando “As salvas do meio dia” e, a partir de amanhã estaremos postando num total de 06 postagens sempre acompanhada de uma foto de uma personagem identificada com São Raimundo Nonato. Um amigo de São Raimundo.
A. Morais

9 comentários:

  1. Viajando para Fortaleza, Joaquim Piau, avô do Mundim do Vale, teve como vizinho de poltrona no carro, um padre da cidade de Ico. Quando chegaram em Messejana, o padre se despediu a perguntou: O senhor é de Onde? Joaquim Piau respondeu: Sou de Varzea-Alegre. Padre disse: terra de gente besta, passaram 30 anos rezando para um santo diante da imagem de outro! E Joaquim Piau completou: e os mais bestas eram os padres que tiravam as rezas!

    ResponderExcluir
  2. Morais, parabéns por esta postagem informativa.
    Esta época do ano, segunda quinzena de agosto, deve ser excelente visitar Várzea Alegre.

    ResponderExcluir
  3. Morais:
    Acho belíssimo o papel de São Raimundo Nonato no imaginário popular de Várzea Alegre.
    e você tem feito um grande resgate dessa tradição religiosa, histórica, sociológica...
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Maria da Gloria.

    Essa época todos os varzealegrenses que residem fora de seu território visitam nossa cidade. Todos se programas para tanto. De ferias ou a passeio por aqui estão todo ano para reverenciar São Raimundo.

    Amigo Armando.

    A grande maioria do povo de Varzea-Alegre é doutrinado na formação Cristã. Nem a ingerencia politica conseguiu afastar os fiés.

    A. Morais

    ResponderExcluir
  5. Época de rever e recordar..........Festa de Agosto ou Festa de São Raimundo. Não existe um Varzealegrense que não se emocione com esta data...E se Deus quiser estarei lá, tomando umas com meus parentes e amigos e assitindo a salva da manhã e do meio dia, sem esquecer é claro, da passada no barracão cultural para prestigiar os artistas da terra que por ventura estejam se apresentando por lá.......Tou contando os dias..Dia 28/08 estarei lá com certeza.rsrsrsrsr

    ResponderExcluir
  6. Enio.

    Duvido que voce advinhe quantas vezes o João Pedro vai rodar no parque? Se acertar vai ganhar uma cerveja. Hahaha

    ResponderExcluir
  7. Enio.

    Duvido que voce advinhe quantas vezes o João Pedro vai rodar no parque? Se acertar vai ganhar uma cerveja. Hahaha

    ResponderExcluir
  8. Ouvir um zum zum zum dando conta que Fatima Bezerra já se encontra em Varzea-Alegre. Caladinha está revendo amigos e parentes. Está convidada a ir a casa de Dona Antonia, minha mae no Sanharol, bem como na casa de Minha Filha Ana tambem no Sanharol. Estarei na outra semana na terrinha e irei encontra-la.

    A. Morais

    ResponderExcluir
  9. Morais é difícil acertar(sei que serão muitas)...Mas o prêmio é tentador!!!!!!!!!rsrsrsrsr

    ResponderExcluir