Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Jogue no pavão.

Santino chegou ao Sanharol na década de 60 vindo do Paradé. Alem de excelente marceneiro era um exímio decifrador de sonhos e viciado no jogo do bicho. Todo dia a casa ficava cheia de gente contando os sonhos dos dias anteriores e recebendo a orientação e o palpite do Santino. Um belo dia, o seu visinho Picoroto sonhou atirando e procurou saber de Santino o significado. Logo Picoroto que nunca pegou numa arma e que nunca atirou, só podia ser uma premonição, um aviso. Santino foi lá, veio cá e disse: jogue no pavão. Picoroto saiu para cidade e no caminho pensou com os seus botões: Ora, o que tem a ver tiros com pavão? Eu vou jogar é no calibre das armas que tem bem mais lógica, Santino sabe lá de nada. Assim fez, dividiu o dinheirinho nos números 12 e 16 dois tipos de espingardas e 22 um modelo de revolver. Quando revelaram o bicho, deu pavão. Picoroto voltou para o Sanharol desanimado e chateado porque desobedeceu Santino e deixou de ganhar uma graninha fácil. No outro dia, ao se encontrar com o Santino perguntou: Santino! Com que base você falou que ia dar o pavão? Santino coçou o cangote e respondeu: Picoroto, quando você atira num faz PÁ, e as balas num VÃO. Pois bem: PAVÃO.
A. Morais

2 comentários:

  1. Santino era ou não era danado. São varios os exemplos de decifração de sonhos. Tem um de um caboclo que sonhou com uma Caterpillar que é uma graça, mas vai ficar para outro dia.

    ResponderExcluir