Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 7 de agosto de 2009

O desabafo do Bidim

O recenseamento geral de 1970 em Várzea-Alegre foi coordenado pelo pintor Idelfonso Vieira Lima e dirigido pelo então professor Jackson Teixeira. Dos 25 setores que coube a este município, eu fui um dos recenseadores que ficou com o menor setor, localizado no distrito de Naraniú. Por isso havendo um dos recenseadores desistido, eu fui autorizado pelo coordenador a fazer os dois setores. Mas este mesmo coordenador que havia me autorizado, sem nenhum aviso, autorizou a um recenseador seu amigo tomar conta do setor. Como nada eu pude fazer contra sua atitude, me vali da minha arma: a poesia:

Meu caro Idelfonso.

Aguardei devotamento
A renuncia do Renato
Por considerar exato
Nosso contrato recente
Confiei sinceramente
Em sua compreensão
Sem esperar ser em vão
Aquela sua conversa
Quem ilude com promessa
Erra por convicção.

Foi o sábado o ultimo dia
Que eu fiz do seu escritório
O meu querido oratório
Onde rezo ave Maria
Eu lá prometi que ia
Você não disse que não
Talvez já na intenção
De me deixar na travessa
Quem ilude com promessa
Erra por convicção.

Esperei seu portador
Pedalando a bicicleta
Com a noticia completa
Da minha volta ao setor
O convite do senhor
Baniu minha pretensão
Não era por ambição
De um grande lucro a remessa
Quem ilude com promessa
Erra por convicção

Idelfonso bom amigo
Se achas que estou errado
Perdoe-me esse pecado
Mas você pecou comigo
Eu morro, mas não consigo.
Enganar sem precisão
A verdade é decisão.
Não cairá nem tropeça
Quem ilude com promessa
Erra por convicção.

Raimundo Lucas Bidinho.

Um comentário:

  1. É verdade, o Bidim tinha razão,mas o amigo Idelfonso não era capaz de uma dessas. A interferencia politica que sempre está presente nestes casos é a responsavel por esses desencontros.

    ResponderExcluir