Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Uma nova revelação na poesia - Por A. Morais


Meu neto João Pedro.

O Nosso Blog todo dia é surpreendido com revelações valorosas. Ontem recebi do nosso conterrâneo Dr. Jose Wilton de Menezes uma poesia, dedicada ao Blog. Agradeço a sua honrosa homenagem e parabenizo pela beleza poética das rimas. Estarei fazendo uma postagem amanhã fazendo referencia ao poema do amigo e incluindo o conterrâneo na lista dos bons poetas.
Hoje, porém, aproveito para contar uma historinha engraçada que tem a ver com poesia, com repente. Eu estava no Sanharol, na casa do meu tio Chico André, quando o conhecido Zé de Lula Goteira chegou, sentou-se ao nosso lado, disse que era dos André, e ficou observando a nossa conversa.
Batista e seu irmão Raimundo, passaram na maior bilotada atrás de uma rés de Raimundo Menezes. Tio Chico André, então, improvisou este verso:
Estava na calçada de Chico André,
Passaram dois vaqueiros correndo,
Um a cavalo e outro a pé.

Complete o verso Zé de Lula ! Zé fez uma munganga e lascou:

Se ainda num esbararo,
Já pássaro dos Orós.
Meu caro Dr. Jose Wilton, o Blog do Sanharol foi criado com a finalidade de reuni depoimentos , contos e causos dos nossos conterraneos para quando o meu neto e seu sobrinho João Pedro e os de sua geração quiserem pesquisar algo do passado, ter um lugarzinho proprio. Por essa razão o seu poema, que postarei amanhã, é de grande importancia, soma-se aos demais já registrados e fica a espera dos que estarão por vir.
Um forte abraço.
A. Morais.

Um comentário:

  1. Dr. Jose Wilton
    Joaquim Hipolito, morou um periodo no Sanharol na casa de João do Sapo. Cuidava dos serviços como botar vaca pru curral, pastora os bezerros etc. Depois de um bom tempo ganhou de presente uma ovelha. João do Sapo orientava dizento: Joaquim tenha cuidado com os animais esses burregos são frageis, por quase nada são capazes de morrer. Um dia as ovelhas correram numa direção e Joaquim Hipolito jogou um rebolo que pegou em dois filhotes abatendo-os de morte na hora. João do Sapo vendo a cena se aproximou e verificou ser exatamente os dois borregos de Joaquim Hipolito. Saiu pra casa engulindo as palavras: bem feito! Essa historinha inteligente de João do Sapo pouco gente conhece, mas a partir de hoje está registrada para posteridade.

    ResponderExcluir