Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Voce tinha alguma duvida? - Por A. Morais

Outro dia, entrei numa agencia bancaria para resgatar uma duplicata e me deparei com uma enorme fila. Umas 100 pessoas aproximadamente e apenas dois caixas para atender a toda essa gente. Ao meio dia um dos caixas saiu para o almoço e apenas um ficou prestando atendimento para uma fila que já estava acrescida de mais gente. Uma senhora, diante da demora, começou a reclama, gritar, bradou a todo pulmão. O gerente do banco, para evitar escândalo, a pegou pelo braço e levou para sua mesa. Serviu água e café e por trás solicitou ao caixa que fizesse o atendimento entregando a papelada para senhora que se levantou e foi embora. Egoismo, puro egoismo. Estando bom pra mim, os outros que se lixem. As demais pessoas passaram a criticar a senhora chamando-a de grosseira, deselegante e atrevida, ao invés de defenderem seus interesses constantes em lei, passaram a defender quem estava errado, o infrator, o banco. A esperteza é a moeda mais valorizada, hoje em dia, no Brasil.
Antes pensava que o Sarney não servia, bem como o Collor, Fernando Henrique. Agora acho que o Lula não serve. E o que vier depois do Lula também não servirá para nada. Por esta razão suspeito que o problema não está no corrupto que foi o Collor, ou na farsa que é o Lula. O problema está em nós como povo. Se o Lula renunciasse hoje mesmo, o próximo presidente que o suceder terá que continuar trabalhando com a mesma matéria prima defeituosa que, como povo somos nós mesmos. Nem serviu o Collor, nem serviu o Fernando Henrique, nem serve o Lula, nem servirá o que vier. Está muito claro: falta-nos educação. Somos nós que temos que mudar. Você esperava que o Supremo Tribunal Federal atribuísse algum crime ao Palocci? O semblante do caseiro já denunciava. Mas o STF entregou ao povo, de mão beijada, a oportunidade para julgar. Palocci virá nos braços do Cara em nome da malandragem, da indecencia e do trambique. E o povo? Vota! Então quem tem que mudar é o povo.
A. Morais

8 comentários:

  1. A justiça, na verdade, está cega. Só vê um lado: o lado dos poderosos, o lado de quem tem o poder de os nomeiar.

    ResponderExcluir
  2. Caro Morais:

    Pelo menos você não perdeu a capacidade de se indignar.
    A PeTralha conseguiu anestesiar a nação.
    A opinião pública parece um bando de sonâmbulos.
    A corrupção e a crise moral do Brasil não fez senão acentuar-se.
    A oposição (se é que existe uma oposição) é tímida, medrosa e fraca que só caldo de bila...
    Só Deus dá um jeito neste caos.

    ResponderExcluir
  3. Meu caro Armando.
    Dizem que o que não presta se acaba por si. No Senado o que era 12 resume-se a 10 com ameaça de ficar apenas 07. Com as surpresas da proxima eleição ficarão bem menos. E assim um dia acaba.

    ResponderExcluir
  4. Amigo, A.Morais,

    Antes de tudo, agradeço por você sempre lembrar do meu querido pai, que se encontra muito bem de saúde, graças a Deus.

    Além disso, gostaria de dizer que o PT saiu desmoronado da crise, o líder Mercadante, que de grande só tem o bigode, perdeu a força para comandar os colegas. Bem mais: perdeu a vergonha.

    Temos que bater palmas para a Senadora Marina Silva, que deixou o PT sem jogar qualquer tipo de ataque contra o partido.

    Todos rezam o Pai Nosso pela metade: “Pai nosso que estais no céu, santificado seja o nosso nome, venha a nós o vosso reino...” Quando chega a hora de dizer: “seja feita a vossa vontade...,” – não podem mais incluir esse trecho na oração.

    Infelizmente, nós moramos no país que a impunidade campeia sem qualquer restrição. Parece até que matar e roubar no Brasil passou a ser o melhor negócio.
    Quando posso, estou sempre acessendo o blog do amigo.

    Abraços, e que Deus abençõe você e toda a sua família. Quando posso, estou sempre ligado no seu blog.

    ResponderExcluir
  5. Amigo Morais, seu rancor com o Lula é muito grande. Convido o amigo a saber o que pensa do governo Lula os moradores da Zona Rural, dos bairros pobres das cidades. Pergunta para os prefeitos, que até para promoverem festas juninas recebem recursos do Governo Federal. Pergunta ao Projeto Verde Vida de Ponta da Serra quantas parcerias já fizeram com a Petrobrás.
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Nonato.

    Agradeço as suas visitas ao blog. Continui comentando.

    Antonio.

    Não contra as migalhas que o Lula distribui com projetos do tipo Verde Vida e o Bolsa Familia.Não foi iniciação dele. Sou contra sim os milhões que ele bota na Fundação do Sarney para ter o apoio dele e a certeza de continuar governando. Sou contra os milhoes que são pagos a Dilma, Mantega e outros mais que se dizem do coselho da Petrobras. Por essa razão o barril de petroleo baixou de l8o dolares para 60 dolares e continua sendo vendido pelo mesmo preço de antes para os consumidores. Sou contra as mentiras. Quantas a Dilma já contou? Quem acredita na Dilma? O Ipobe que o diga.

    ResponderExcluir
  7. Caríssimo amigo Morais:

    De fato, causa indignação a conduta dos políticos. Mas este fato não ocorre só no Brasil. É uma epidemia de longa duração, iniciada há milhares de anos, abrange todo o planeta e não há prazo para acabar. O sistema político sempre foi assim.

    Para conhecer melhor as origens da corrupção é só abrir a janela do tempo e se debruçar no passado, visitando apenas o Senado Romano. Lá encontraremos senadores ávidos pelo poder com a diferença de que eles mandavam matar seus desafetos inclusive suas famílias e incendiavam suas propriedades.
    As lutas entre eles era uma constante, mas, não atingia tanto a população como hoje.

    Felizmente hoje vivemos mais ou menos em um sistema democrático em que o voto é a arma consagrada para mudar a situação. Acontece que o eleitor não quer compreender o seu poder e é tão corrupto quanto os políticos, na hora em que vende o seu voto ou troca por alguma vantagem pessoal durável.

    As coisas mudarão daqui a algumas centenas de anos, quando o eleitor tiver consciência da importância do seu voto. Por enquanto continuará havendo choro e ranger de dentes.

    Essa onda de políticos malditos passará e uma nova era surgirá, mas, não agora, o tempo ainda não é chegado. Estamos ainda descendo para o fundo do abismo a uma velocidade meteórica.

    Dificilmente neste momento de transição planetária, encontraremos um país sem problemas, assim demonstram a imprensa falada e escrita.

    De qualquer modo, não há mal que sempre dure. As mudanças virão inexoravelmente, mas, não há muito que se possa fazer sem o voto consciente.

    Vicente Almeida

    ResponderExcluir
  8. Minha vó dizia ser prima da Baronesa de Agua Branca, ela era da Matinha de água Branca, era a Julia Alves Feitosa. Julio da Costa Barros casou-se com uma Feitosa dos Inhamuns, e foio pai de Ana maria francisco, que foi avó do barão de agua branca;
    Vc teria mais dados ?Gileno Caldas Barboza

    ResponderExcluir